Gripe/Influenza: o que é, sintomas, tipos e a importância da vacinação
14/05/2019

Gripe/Influenza: o que é, sintomas, tipos e a importância da vacinação

Médico infectologista do HSJosé explica sobre a importância da vacinação e cuidados

 

O que é


A gripe/influenza é um vírus que causa uma infecção aguda no sistema respiratório e se propaga com grande facilidade. Idosos, gestantes, crianças e pessoas com doenças crônicas, são mais suscetíveis ao vírus e possuem maior risco de complicações.

Sintomas iniciais

Os sintomas iniciais são: febre, dor muscular e tosse, podendo evoluir num período de um a quatro dias, mas sua forma mais grave de infecção também pode acontecer.

Tipos

     No Brasil, circulam três tipos de vírus influenza/gripe: A, B e C.
Hoje o Sistema Único de Saúde – SUS disponibiliza de forma gratuita, a vacina contra o vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, principais causadores das epidemias sazonais.
     O vírus H1N1 e H3N2 são subtipos da influenza A. “É preciso ressaltar a importância no cuidado quando a pessoa esta com Gripe ou Influenza; e isso em qualquer um dos tipos/subtipos. Não podemos nos ater, somente ao subtipo H1N1, pois todos os vírus Influenza circulantes podem causar gripe, e todos podem ser fatais. O importante é estar sempre atento as formas de prevenção”, ressalta o médico infectologista e Diretor Técnico do HSJosé Dr. Raphael Elias Farias (CRM-13081/RQE- 9915).

Importância da Vacinação e cuidados

     Por ser um vírus, o Influenza (gripe), possui mutações constantes, desta forma, as vacinas são cepas dos vírus em circulação; porém, as mutações podem ocorrer a qualquer tempo. Além disso, a vacina possui grande eficácia por até um ano. Por estes motivos, se faz necessário a vacinação todos os anos.
 “A vacinação é a principal medida protetora. Além da vacina, as pessoas devem ter cuidados básicos como manter ambientes arejados, etiqueta da tosse (uso de lenços de papel, tossir antebraço quando papel não disponível), higienizar as mãos constantemente, manter hábitos de vida saudáveis, são algumas das medidas essenciais para evitar a doença. Vale lembrar ainda, que a vacina da Gripe traz uma proteção adequada após 14 dias da sua aplicação”, ressalta o especialista.

Características principais

     Viral como já foi mencionado, a gripe/influenza, age destruindo células da mucosa do trato respiratório alto ou baixo, podendo apresentar algumas variações dos sintomas como: coriza, dor de garganta, tosse, quase sempre acompanhada de febre e alguns sinais sistêmicos como dor corpo, dor nas articulações, dor de cabeça, falta de ar, etc.
     O número de casos aumenta nos meses mais frios, mas há circulação do vírus durante todo o ano. Até o momento, os casos estão dentro do esperado para a época do ano.
Dr. Raphael alerta para que caso as pessoas apresentem os sintomas, procurem uma unidade de atendimento em saúde para avaliação do quadro. “O processo de internação ou não, e o tipo de tratamento, vai depender do quadro clínico apresentado e de fatores de risco para complicações. O tratamento pode variar desde uso de medicamentos sintomáticos até o uso de medicamentos específicos para o vírus conforme protocolo do Ministério da Saúde”, finaliza.

 

Durante esta semana colaboradores e médicos da Instituição estarão recebendo a vacina.

Notícias São José