Futuro médico faz voluntariado no Quênia
03/11/2011

Futuro médico faz voluntariado no Quênia

Criciúma - Sair da zona de conforto e ir em busca de uma experiência marcante e engrandecedora são algumas das motivações do jovem acadêmico de medicina, Luiz Carlos Custódio Fontana, 20 anos, para colocar a mochila nas costas e partir para o Quênia. A viagem está programada para janeiro de 2012 e não será de férias. Pelo contrário, o universitário é esperado lá para três semanas de trabalho voluntário junto a hospitais e comunidades carentes.

 

Enquanto não chega a hora do embarque, o período é de preparação e busca de apoio. “Eu não queria só fazer um intercâmbio. A intenção é aproveitar uma das últimas férias até o final da faculdade para um projeto voluntário”, explica Luiz Carlos. Ele justifica, porém, que, por não querer depender do pai, busca o patrocínio de empresas da área da saúde, como clínicas e laboratório. A verba arrecadada é para custeio de taxas obrigatórias, já que estadia e alimentação são por conta do programa ao qual aderiu.

 

O futuro médico irá integrar um dos projetos da Organização Não-governamental (ONG) International Volunteering HQ. A instituição atua em diversos países e áreas. O criciumense escolheu o Quênia por ser um dos poucos países do continente africano sem guerra civil. “Pesquisei na internet as possibilidade e encontrei um estudante de Brasília que fez este mesmo voluntariado. Peguei todas as dicas com ela para ir bem preparado”, conta, citando que o colega aconselhou, por exemplo, a levar muitas luvas e máscaras para se prevenir da contaminação de doenças.

 

EXPECTATIVA – Luiz Carlos cursa a sétima fase de Medicina da Unesc. Ainda não chegou ao ponto do estágio em hospital, por isso, é grande sua expectativa para a viagem, pois irá “por a mão na massa”. Vai trabalhar na triagem dos pacientes e fazer procedimentos simples, coordenado por médicos quenianos. “Sei que não vou mudar nada lá, mas espero é que o Quênia mude em mim. Quero ter esta noção de um mundo diferente da nossa realidade”, vislumbra.

 

Por acreditar na importância do aprendizado que o acadêmico terá na África para a sua formação profissional, os médicos pneumologistas do Corpo Clínico do Hospital São José, Dr. Albino de Souza Filho e Dr. Fábio de Barros Souza, encabeçam o apoio ao aventureiro. “Vejo este projeto como uma verdadeira vocação médica. Os princípios de ajudar o próximo e utilizar nossos conhecimentos em prol da sociedade e dos mais necessitados dignificam a profissão, ainda mais sendo voluntário”, aponta o também professor de Luiz Carlos, Dr. Fábio.

 

O médico ressalta que o jovem verá outra realidade, uma com recursos mais escassos e incidência de doenças comuns naquela região, já que muitas enfermidades divergem das encontradas no Brasil. “Apoiamos, apostando nessa ideia de formação humanista. Algumas vezes, deparamo-nos com padrão excelente técnico, mas sem empatia pelo paciente. Sem dúvida, ele terá um excelente aprendizado humanista, vivendo outra realidade e, certamente, irá nos ensinar muito com o conhecimento adquirido no Quênia”, complementa o especialista do HSJosé.

 

Para também apoiar o projeto voluntário do acadêmico Luiz Carlos Fontana, basta entrar em contato pelo e-mail luizcarlosfontana@hotmail.com

Taize Pizoni
SC 02553 JP
Assessoria Comunicação - Marketing

Notícias São José