Falta de sangue O Negativo pode comprometer cirurgias
05/06/2013

Falta de sangue O Negativo pode comprometer cirurgias

Criciúma - A dificuldade dos hemocentros de toda Santa Catarina em repor os estoques do tipo sanguíneo O negativo pode interferir na realização de cirurgias eletivas no Hospital São José. Tudo isso devido a falta de sangue nas unidades do Hemosc em todo o estado.

“A agência transfusional do Hospital São José mantém um estoque de acordo com a demanda de pacientes e está muito abaixo do que é necessário. Se continuar dessa forma, o que pode ocorrer é a suspensão de cirurgias eletivas. Além disso, os pacientes de quimioterapia e aqueles que precisam passar por procedimentos cirúrgicos serão ainda mais prejudicados”, reforça o Hematologista do HSJosé Dr. Thiago Barbieri Lopes.

A principal maneira para auxiliar é a doação. “As pessoas precisam se conscientizar que este é um gesto que pode salvar vidas. A doação realizada no Hemosc é fundamental e a principal forma de repor os estoques, especialmente do O Negativo”, complementa Dr. Thiago.

Segundo informações da enfermeira da agência transfusional do HSJosé, Rita de Cássia Cizeski Pagani, somente no mês de maio foram realizadas 927 transfusões na unidade hospitalar. Dessas, 112 bolsas foram utilizadas nas cirurgias cardíacas.

Conforme a assistente social do Hemosc de Criciúma, Simone Nandi, o sangue O negativo é universal e por isso é importante não deixá-lo limitado nas instituições. Ela lembra que a doação dura em torno de 40 minutos. "É um processo rápido, fácil e não dói", esclarece. Durante a doação são captados 450 mililitros de sangue, sendo que uma bolsa pode salvar até três vidas.

Para fazer a doação, o voluntário deve comparecer ao Hemosc com um documento com foto, estar bem de saúde, bem alimentado, pesar mais do que 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação durante a vida. Dos 16 aos 17 anos ele deve ir acompanhado de um responsável.

 

Horário de funcionamento

O hemocentro de Criciúma é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O Hemosc de Criciúma está localizado na Avenida Centenário, no Bairro Santa Bárbara. O telefone para contato é (48) 3433-6611.

*Colaboração: Assessoria de Imprensa Hemosc

Notícias São José