Falta de incubadoras impossibilita nascimentos no HSJosé
07/06/2013

Falta de incubadoras impossibilita nascimentos no HSJosé

Criciúma - O Hospital São José informa que desde a segunda-feira (03/06) está com as cinco incubadoras disponíveis no Centro Obstétrico da unidade hospitalar ocupadas. Por este motivo, desde essa data, as gestantes em trabalho de parto estão sendo orientadas e transferidas para os hospitais de Morro da Fumaça, Araranguá, Içara e Nova Veneza que possuem uma demanda menor na maternidade. Não estão sendo realizados nenhum procedimento seja ele pelo SUS ou particular.

“Cerca de 15% a 20% das crianças que nascem precisam ficar por um período na incubadora. Por precaução não estamos mais realizando os partos, já que se houver a necessidade, não teríamos onde colocar as crianças. Até na última semana contávamos com oito incubadoras, sendo que três dessas eram emprestadas pelo Hospital Materno Infantil Santa Catarina. No entanto, HMISC precisou das incubadoras e ficamos somente com cinco”, explica o Diretor Técnico do HSJosé, Dr. Agenor Silvestre.

Ao todo, cerca de dez mães precisaram ser transferidas. A expectativa é que a situação seja normalizada até no máximo 15 dias com a compra de dois novos aparelhos para a unidade hospitalar. “Compramos mais duas incubadoras. Isso deve normalizar temporariamente a situação. A solução definitiva para esses casos de superlotação só será possível quando a maternidade do Hospital Santa Catarina estiver em total funcionamento”, enaltece Dr. Agenor.

Notícias São José