Espirometria: uma aliada para avaliação da função pulmonar
25/08/2021

Espirometria: uma aliada para avaliação da função pulmonar

O auxílio dos exames para garantir o diagnóstico correto das doenças é um fator fundamental para auxiliar o médico na indicação do tratamento para cada paciente. Com a incidência cada vez mais alta de pacientes com problemas pulmonares, seja relacionado à Covid-19 ou a outras enfermidades, vários exames se tornaram mais conhecidos, é o caso da espirometria, que é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.

“A espirometria é um exame para avaliar a função pulmonar, especialmente para diagnosticar as doenças pulmonares obstrutivas (como asma, a bronquiectasia, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica –DPOC, que dentro dela estão classificados os enfisemas, bronquites crônicas obstrutivas, entre outras). É o exame capaz de fazer o diagnóstico e de classificar em gravidade”, explica a médica pneumologista do Hospital São José de Criciúma, dra. Cristiane Ritter (CRM – 10586 | RQE – 4939).

No HSJosé, em Criciúma, o exame é realizado no setor de Ortopedia. “Ele é um exame fácil. Há um preparo que inclui evitar o uso de medicações, como os broncodilatadores, no dia do exame, por exemplo. Durante o procedimento, o paciente tem uma manobra que precisa fazer e, por isso, precisa ter um grau de entendimento para que ele possa ser realizado efetivamente”, esclarece dra. Cristiane.

De acordo com a especialista, a espirometria é uma grande aliada para o diagnóstico, classificação e acompanhamento da evolução das doenças. “Para averiguar a função pulmonar, este exame é o carro chefe de primeira linha na avaliação do paciente na pneumologia”, aponta.

Os interessados podem realizar o agendamento do exame no Hospital São José de Criciúma, por meio do telefone: 3431-1600 ou WhatsApp: 99142-8999.

Notícias São José