Equipe multidisciplinar e familiares promovem encontro de paciente com gata de estimação
13/07/2021

Equipe multidisciplinar e familiares promovem encontro de paciente com gata de estimação

A humanização é uma das premissas no Hospital São José para o cuidado com o paciente. Acolher as pessoas, buscar em seu período de internação deixá-las o mais confortável possível, também faz parte do processo de tratamento ao paciente dentro da entidade.
    A equipe multidisciplinar do hospital buscou sempre fazer ações para os pacientes, sejam atividades com cardápio alimentar diferente, música ou qualquer outro tipo de ação que pudesse contribuir com a melhora das pessoas. Com a pandemia, muitas práticas não puderam acontecer; porém, a equipe utiliza a criatividade e busca novas alternativas para, além do cuidado médico, trazer alegria aos pacientes. E foi neste movimento, na tentativa de alegrar à tarde de Dona Maria Bendo Trento de 85 anos, que a equipe mais uma vez se moveu. Com auxilio da família e equipe multidisciplinar do hospital, Dona Maria recebeu uma visita muito especial, sua gatinha de estimação, a Mimi. O momento foi lindo e emocionante, relatou a equipe.
“Essa gatinha tem uma história especial. Um vizinho viu que ela havia sido abandonada e se abrigou debaixo da casa de minha avó. Ali recebia comida e o cuidado necessário, e com o tempo, começou a entrar em casa. Minha avó sempre diz que gatos tem uma missão, e a da Mimi foi trazer alegria para minha avó, principalmente nesta pandemia, porque estava se sentindo muito sozinha. Minha avó é viúva há 35 anos e a gata veio fazer companhia a vida dela. Tenho certeza, que a visita da gata no hospital trouxe muita felicidade para ela nesse momento.  Ações como esta de humanização são com certeza muito importantes para cura, reabilitação e felicidade do paciente que esta ali acamado ”, comenta uma das netas Giseli Trento Andrade e Silva.
Ainda segundo a neta, Dona Maria nunca teve um animal de estimação em casa até a chegada repentina da Mimi.
     A paciente está internada no HSJosé para tratar uma pneumonia,  recebendo todo cuidado e tratamento necessário, além de muito carinho e afeto da equipe da entidade.
 
Benefícios dos Pets
 
     Segundo especialistas, a visita de pet é reconhecida no mundo todo devido aos impactos positivos que podem ocasionar por meio da terapia assistida por animais. Portanto, comprovadamente terapêutica.
“Quando o paciente recebe a visita do seu animal de estimação, podemos associar simbolicamente a uma visita que evoca as melhores facetas do afeto e vínculo que os conecta. O impacto dessa conexão tem sido motivo de estudo internacional,  e os resultados observados declaram diversos benefícios, dentre eles na saúde física, apontando equilíbrio da pressão arterial, redução do cortizol, alívio de dores, da náusea etc. No fator emocional, inclui melhora no humor, relaxamento, sensação de conforto emocional e aumento do bem-estar psicológico etc. Alguns estudos sugerem inclusive, aumento das condições imunológicas”, aponta a psicóloga do HSJosé, Fernanda Fernandes.

Fotos da notícia

Notícias São José