Equipe do HSJosé visita e agradece idosos participantes do livro “A Sabedoria Fala”
03/12/2020

Equipe do HSJosé visita e agradece idosos participantes do livro “A Sabedoria Fala”

Os relatos de vida e as histórias de superação, encorajamento e amor que fazem parte do livro especial “A Sabedoria Fala” escrito por 21 idosos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do Bairro Renascer, em Criciúma, estão auxiliando no trabalho de recuperação dos pacientes internados no Hospital São José com suspeita ou confirmação da Covid-19. O livro com histórias, desenhos e fotografias foi entregue em junho, na instituição, e, esta semana, uma equipe do Hospital São José visitou os idosos participantes do projeto para agradecer pela participação na iniciativa.

“Recebemos o livro, lemos as histórias em conjunto e estudamos a melhor forma de trabalhá-lo com os nossos pacientes. Os pacientes com Covid ou suspeita, recebem o livro, podem ler ou folhear e depois retornamos para uma conversa, para conversar o que mais chamou atenção. Nossos pacientes se sentem acolhidos pelas histórias do livro e isso faz uma grande diferença no tratamento”, explica a psicóloga e residente em Saúde Coletiva, Luiza Borges Rodrigues, que participa do projeto com a psicóloga e residente em Atenção Básica e Saúde da Família, Marcela de Jesus Motta.

A proposta do CRAS foi possibilitar que os alunos olhassem para a vida deles e colocassem no papel suas superações e histórias de vida. “Quando iniciamos a proposta, não sabíamos como ela iria terminar. E hoje, vendo o quanto ela pode ser utilizada e fez a diferença na vida das pessoas, somente um sentimento pode definir, o de gratidão”, explica a psicóloga do CRAS do bairro Renascer, Luane Barth da Silva Wanderlind.

Segundo a assistente social do HSJosé, Irmã Iralda Cassol Pereira, esta foi uma linda forma de demonstrar carinho e amor aos pacientes. “Quando desenvolvemos algum projeto, não sabemos a dimensão que ele irá tomar e quando vemos resultados como este, ficamos emocionados. Em nome do hospital, só temos a agradecer a todos os idosos e a equipe do CRAS que acredita que é possível construir um mundo mais fraterno, humano e solidário”, garante Irmã Iralda.

Fotos da notícia

Notícias São José