Equipe do HSJosé participa de seletiva para projetos no Prêmio Catarinense de Círculo de Controle de Qualidade
21/08/2019
(idealizadores do projeto, colaboradores so serviço de radioterapia do HSJosé

Equipe do HSJosé participa de seletiva para projetos no Prêmio Catarinense de Círculo de Controle de Qualidade

Criciúma - O evento tem por objetivo selecionar o melhor projeto para representar Regional Sul no Prêmio Catarinense de CCQ.

A etapa para avaliar os projetos, acontece amanhã na ACIC, com início às 14h.

Nesta fase em Criciúma, participam oito empresas, representadas por suas equipes. Uma equipe de cada empresa irá apresentar um projeto de melhoria implantado no período de 01/01/18 a 30/03/19. O projeto introduzido, significa que o mesmo já está finalizado e sua eficácia avaliada.

     O HSJosé, participa da seletiva com o case “Árvore da Vida”, onde o objetivo do projeto é incentivar pacientes ao tratamento contra o câncer, dismistificar o tabu em relação ao tratamento, tentando de alguma forma, amenizar o medo e sofrimento que antecede o tratamento, dando assim, esperança aos pacientes que inciam esta jornada com mensagens de motivação e superação deixadas pelos próprios pacientes que enfrentaram o tratamento. As mensagens são escritas em um papel em formato de folha, e colocadas no galho. Assim, todas as pessoas podem ler e tirar um “alento” para seu momento e ser inspiração para outras pessoas também.

      Como forma de avaliar os melhores projetos há uma especificação, estipulada pela comissão julgadora, que avalia os cases conforme os critérios estabelecidos no Regulamento do Congresso Estadual de Equipes de Melhorias, XXI Edição:

 

1) Concepção da ideia: Demonstrar a origem de identificação do problema/oportunidade de melhoria e a ideia de solução;

2) Inovação/ Criatividade: Avaliar a criatividade e inovação, a originalidade da equipe, a ideia pela solução;

3)Desenvolvimento do projeto: Avaliar a organização do projeto desde a coleta de dados, estruturação, uso de ferramentas da qualidade, gastos com implantação do projeto, forma de implantação, economia, retorno financeiro e padronização.

 4) Benefícios: Redução de Custo, Impacto Social, Impacto na Segurança, Impacto no Ambiente, Produtividade e Qualidade. e

5) Apresentação: Avaliar a apresentação em palco considerando postura, comunicação, clareza na apresentação das ideias, desenvolvimento da equipe e atendimento ao tempo previsto

 

      Ao final do evento, o projeto vencedor escolhido pela banca, representará o Núcleo Regional Sul e concorrerá ao Prêmio Catarinense de CCQ no Congresso Estadual de Equipe de Melhorias, dia 11 de setembro no Costão do Santinho em Florianópolis.

 

 O que é CCQ

 

O Círculo de Controle de Qualidade é formado por um conjunto de colaboradores que voluntariamente, realizam reuniões regularmente em busca da qualidade em suas organizações, idealizando ações e melhorias para a entidade a qual fazem parte.

     O círculo tem o objetivo de diminuir os erros, aumentar a qualidade, melhorar o desempenho e a produção, promover a união entre os colaboradores com seu próprio trabalho, gerar estudo e conhecimento, melhorar o espírito de equipe, capacitar pessoas.

No HSJosé as Equipes de Melhorias buscam diariamente maneiras de trazer orientações para todos os setores da Instituição. Os trabalhos, muitos já implantados,  são resultados de criações e ideias elaboradas pelos próprios colaboradores com o intuito de promover um funcionamento mas eficaz no Hospital.

 

 

 

Fotos da notícia

Notícias São José