Enfermeira do HSJosé muda estilo de vida e se torna atleta
11/06/2015

Enfermeira do HSJosé muda estilo de vida e se torna atleta

Criciúma – 22 km de corrida por semana, esta é a quantidade de  quilômetros que Amanda Cândido de 32 anos, enfermeira do HSJosé há 13, percorre durante a semana. Há um ano, a realidade era outra, Amanda "nunca" teve vontade de praticar atividade física, mas viu no marido, um incentivo fundamental para mudar de vida. Em 2014, seu pensamento mudou, a enfermeira deixou o sedentarismo para ter uma vida saudável e mais feliz.

Com este lema, Amanda segue sua rotina diária com treinos funcionais quatro dias por semana e dois dias com corrida; e admite, é mais feliz e leva uma vida 100% saudável.

“Comecei a treinar depois de tanto ver meu marido sair de casa para correr. Eu tinha uma vida sedentária e uma alimentação completamente desregrada. Trabalho na área da saúde e queremos que as pessoas tenham uma vida melhor, e nós não buscamos uma vida mais saudável? Isso está errado! Por isso pensei que poderia ter uma vida diferente, praticando exercícios físicos e cuidando da alimentação. Um dia, quando meu marido saiu para correr, fui junto e desde então não parei mais”, conta a enfermeira/atleta.

     Todos sabem que a prática de atividade física só contribui para uma melhor qualidade de vida, e que os benefícios refletem em longevidade.

De acordo com a sociedade brasileira de hipertensão, 70% dos brasileiros são sedentários, e este panorama reflete em “54% do risco de morte por infarto, e 50% de morte por derrame cerebral, principais causas de óbito no país”. Por isso, especialistas em cardiologia, nutrição e diversas outras áreas da saúde divulgam tanto, sobre a importância de ter uma vida melhor com mais qualidade.

Amanda é prova disso, depois que iniciou a prática esportiva e mudou a alimentação, lá sem foram 10kg e a disposição para a rotina diária é incomparavelmente melhor. “ Levo uma vida muito mais saudável hoje, e aprendi a gostar de correr e praticar atividade física.

Meu treino resume-se em atividade de intensidade e força, mas a corrida me encantou. Viverei feliz se a corrida envelhecer comigo”, declara.

     Amanda como muitas e muitas mulheres que conhecemos, não começou a treinar quatro vezes ao dia e correr quilômetros e mais quilômetros de uma hora para outra; todo processo levou algum tempo e ela precisou de ajuda profissional para elaborar seus treinos e ajudá-la neste processo.

A enfermeira conta que não é atleta profissional, mas que treina bastante porque começou a gostar. “Não sou atleta profissional, participo de corridas amadoras que as cidades realizam em uma data comemorativa ou para realizar um evento. Hoje eu optei em treinar cinco a seis vezes durante a semana, e estes dias são sagrados para mim, me dedico de verdade. Chego do trabalho coloco minha roupa de treino, esqueço de tudo, e  me concentro nos objetivos e nas atividades a serem cumpridas no treinamento. Mas eu escolhi este tipo de treinamento, e para ter uma vida saudável não é necessário treinar todos os dias. O mínimo que você faça já pode ser muito para sua vida, que precisa quem sabe, “ de mais saúde””, finaliza.

Fotos da notícia

Notícias São José