Em uma semana, duas captações de órgãos
25/11/2015

Em uma semana, duas captações de órgãos

HSJosé realiza 15ª captação de órgãos do ano

 

Criciúma – A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes - CIHDOTT do HSJosé, realizou na noite de ontem mais uma captação de órgãos.

O jovem, A.O.S de 19 anos, teve um traumatismo craniano grave, após um acidente.

A confirmação da morte encefálica foi relatada na manhã de ontem, e a família aceitou a doação dos órgãos, após abordagem das enfermeiras responsáveis pela CIHDOTT do HSJosé Amanda Cândido e Renata Mendes.

    O procedimento foi coordenado pelo médico Drº Luiz Henrique Pacheco, da SC Transplante, com auxílio da médica residente Camila Dagostim.

As enfermeiras Franciele Kreutz e Muriel D.B.B. Ronchi, da CIHDOTT do Hospital São José, também participaram de todo processo, bem como a equipe técnica do centro cirúrgico, UTI cardiovascular e serviços de apoio da instituição.

A legislação brasileira estipula que, a captação de órgãos só pode ser autorizada pelos familiares até quarto grau de parentesco. Por isso, é importante que o assunto seja divulgado e discutido de forma incansável entre as pessoas, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas, e para que desperte na população, a vontade de ser um doador, e o mais importante, que comunique a família sobre o desejo de ser um doador de órgãos.

Notícias São José