Em menos de 24 horas, quatro captações de múltiplos órgãos no HSJosé

Em menos de 24 horas, quatro captações de múltiplos órgãos no HSJosé

Criciúma – Equipes trabalharam desde ontem, seguindo a madrugada e dia de hoje, para realizar a captação de múltiplos órgãos de quatro pacientes diagnosticados com morte encefálica no HSJosé.

Dois homens e duas mulheres, de 27,44, 46 e 64 anos respectivamente, foram os doadores.

     Nos procedimentos puderam ser captados, fígado, rins e córneas dos pacientes, e já encaminhados para Central de Transplantes de Santa Catarina.

Para estes procedimentos equipes transplantadoras de Florianópolis e Blumenau precisaram vir ao HSJosé para realizar os procedimentos.

As cirurgias iniciaram por volta das 23h desta quarta-feira e finalizaram hoje (26/09), ás 13h.

Os familiares de todos os pacientes participaram do processo de entrevista com a equipe da Comissão Hospitalar de Transplantes-CHT do hospital e autorizaram a doação de órgãos.

     Para procedimentos desta natureza, um grande grupo de profissionais precisa estar envolvido, além da equipe que vem ao hospital de médicos e auxiliares da SC-Transplantes; equipes do serviço de Unidade de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico, Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem, entre outros; todos profissionais da área assistencial,  trabalham em conjunto para que todos processos de exames, constatação da morte encefálica até o procedimento de captação propriamente, estejam alinhados e em sincronia para que tudo aconteça da melhor forma possível.

     Amanhã (27), dia Nacional de conscientização à doação de órgãos, o HSJosé deixa registrado a marca de 16 captações de múltiplos órgãos em setembro de 2019.

 

Comunique sua família sobre sua intenção de se tornar um doador de órgãos.

 

Doar órgãos, salva vidas.

Fotos da notícia

Notícias São José