Eletrocardiograma: um aliado no diagnóstico das doenças cardíacas
19/08/2021
Foto: banco de imagens

Eletrocardiograma: um aliado no diagnóstico das doenças cardíacas

O auxílio dos exames para garantir o diagnóstico correto das doenças é um fator fundamental para auxiliar o médico na indicação do tratamento para cada paciente. No caso de suspeitas de doenças do coração, o eletrocardiograma é um grande aliado na prevenção e descoberta dos problemas cardíacos.

“O eletrocardiograma é um exame que avalia atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Ele é capaz de detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto. É um exame rápido, simples e indolor. Não há necessidade de preparo. O paciente fica deitado em repouso por cinco minutos, em seguida são colocados os eletrodos na região frontal do peito, punhos e tornozelos. O eletrocardiográfico é ligado e conectado aos eletrodos por meio de fios que irão registrar a atividade elétrica do coração”, explica a médica cardiologista do Hospital São José de Criciúma, dra. Gislene Rosa Feldman Moretti Sakae (CRM – 14230 | RQE – 11027).

 De acordo com a especialista, o exame pode diagnosticar vários problemas cardíacos como as arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologia coronariana, infarto do miocárdio, problemas nas válvulas cardíacas, inflamação no coração, pericardite e doenças genéticas.

“Este é um exame que também pode ser necessário em avaliação pré-operatória e exames admissional e demissional. Deve ser realizado anualmente especialmente para as mulheres a partir 50 anos e homens a partir 40 anos”, esclarece a cardiologista.

Os interessados podem realizar o eletrocardiograma no serviço de Métodos Gráficos do Hospital São José de Criciúma. O agendamento pode ser realizado por meio do telefone: 3431-1600 ou WhatsApp: 99142-8999.

Notícias São José