Ecocardiograma de Estresse: o exame que “testa” o coração
25/05/2019

Ecocardiograma de Estresse: o exame que “testa” o coração

 

O que é

     Utilizado para a avaliação de pessoas com possíveis problemas cardíacos, o Ecocardiograma de Estresse é um exame muito solicitado por cardiologistas. Nele é feito um teste do coração, simulando uma situação de estresse externo, dentro de um ambiente adequadamente monitorado e equipado, controlado pelo cardiologista e técnicos da área.

     Por intermédio deste exame, é possível confirmar ou descartar a presença de doenças como obstrução grave nas artérias coronárias.

 

O que o exame identifica

     Somente o médico pode fazer a solicitação para realização do Ecocardiograma de Estresse, pois suas indicações são muitas, em diversos contextos. “A realização deste exame nos permite identificar muitas situações no coração, como doenças provocadas por lesões das artérias coronárias, que podem ocasionar uma redução do fluxo sanguíneo no coração, impedido o coração de receber oxigênio; a isquemia, doenças do músculo do coração, que alteram a estrutura do miocárdio, inflamações, entre outros diversos problemas, podem ser diagnosticados com o eco-estresse”, explica a Eocardiografista do Hospital São José Dra. Clarissa Borguezan Daros (CRM14264/RQE 11353).

 

Como é feito o exame

      Antes de fazer o Ecocardiograma de Estresse, a equipe que realiza o exame avalia, por intermédio de uma entrevista, possíveis limitações do paciente, bem como fatores de risco e contraindicações, para, a partir desta pré-avaliação, saber a melhor forma para realização. Após, o médico executor decide a melhor modalidade de estresse caso a caso, que são duas: farmacológico, onde se utiliza uma medicação na veia, que induz as alterações que ocorrer na circulação como se fosse um exercício físico, e o exercício físico propriamente dito.

Neste processo, durante o estresse, as diversas áreas do coração são examinadas, podendo-se demonstrar um funcionamento normal ou não. Essa análise é feita por intermédio da imagem do coração (ecocardiograma), que utiliza a mesma tecnologia do ultrassom.

 

Preparo

     É necessário o preparo adequado, como jejum de no máximo quatro horas, não ingerir cafeína nas 48h que antecedem o exame, entre outros. Caso o paciente esteja fazendo uso de algum tipo de medicação, o médico deverá ser informado antes para saber se há necessidade ou não de suspender o uso. É importante que o paciente venha acompanhado de maior de idade.

    Após o exame, o paciente precisará ficar por um curto período em observação, até que os sintomas da medicação desapareçam.

O resultado do exame deverá ser entregue ao médico que fez a solicitação para que se complete a investigação e indicar qual melhor tratamento a ser realizado, bem como instruções de exames complementares ou reassumir as atividades normalmente.

Notícias São José