Duas captações são registradas no HSJosé em uma semana
21/10/2016

Duas captações são registradas no HSJosé em uma semana

 

Criciúma - Duas captações de múltiplos órgãos aconteceram esta semana no HSJosé.

Dos dois procedimentos registram 9ª e 10ª captações do ano na instituição, por intermédio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT.

O primeiro paciente W.M de 43 anos, natural de Criciúma, sofreu um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico; a confirmação da morte encefálica foi diagnostica pelo médico Dr. Wagner Levatti, após todos os exames necessários serem realizados. Enfermeira Amanda Cândido e Renata Machado conversaram com os familiares que aceitaram a doação de órgãos. Foram retirados rins, fígado e córneasdo paciente.

Participaram da captação os médicos da SC transplantes Dr. Fernando Miranda e Lucas Pesim. No Centro Cirúrgico do HSJosé a equipe de anestesiologia foi chefiado pelo Dr. Eric Benedet.

Outros setores como UTI cardiovascular e setores de apoio também participaram da captação dando toda assistência necessária.

      A 10ª captação do ano foi de um senhor de 78 anos, S.B.B teve uma queda em via pública e sua situação evoluiu para uma hemorragia subaracnóidea. A morte encefálica foi constatada pela neurologista Dr. Gisele de Medeiros.

Foram retirados rins do paciente.

    No Brasil, para ser um doador, os familiares precisam ser informados. São eles que irão autorizar ou não a doação de órgãos após a constatação da morte encefálica.

Se você tem este desejo, é importante avisar sua família sobre essa decisão e pedir que seu desejo seja atendido.

Os órgãos que podem ser captados após confirmação da morte encefálica são: coração, pulmões, rins, pâncreas, fígado, intestinos, ossos, tendões, córneas e pele.

Notícias São José