Do diagnóstico à gravidade da doença: O tomógrafo e suas funcionalidades
21/11/2017

Do diagnóstico à gravidade da doença: O tomógrafo e suas funcionalidades

    A tomografia é um equipamento de diagnóstico por imagem, introduzido na medicina na década de 1970. Ela permite a visualização de estruturas em forma de cortes, que são processadas por um computador. A tomografia é um exame de grande importância, contribuindo assim para a descoberta de inúmeros problemas de saúde. E o Hospital São José realiza o exame de tomografia computadoriza a mais de dez anos.

O equipamento funciona semelhante a um raio-x, mas muito melhor. O exame consegue obter imagens das partes internas do paciente, como ossos, órgãos e outras estruturas. Após o processamento do equipamento, o resultado são imagens computadorizadas bem detalhadas da área específica que o médico especialista precisa avaliar. A tomografia é um procedimento de grande importância na atualidade, pois permite a realização do diagnóstico de inúmeras doenças e consegue avaliar a gravidade destas patologias.

 

Detecção de tumores e outras doenças

     Com a realização da tomografia é possível também detectar a presença de tumores dos mais variados tipos no corpo, identificando exatamente sua localização, tamanho, agressividade e, em casos de metástases, o seu alcance. Por meio do exame também é possível fazer ainda o diagnóstico de alguma doença infecciosa, bem como diagnosticar possíveis acidentes vasculares do sistema nervoso central, podendo estabelecer melhores condutas para o tratamento.

O exame permite que diversas áreas da medicina tenham um diagnóstico por imagem rápido e, desta forma, possibilitam que os pacientes possam iniciar os tratamentos adequados com mais agilidade.

 

Para crianças e adultos

    O exame pode ser realizado tanto na fase adulta quanto infantil. O Hospital São José atende uma demanda crescente de pessoas de todas idades cujos problemas apresentam os mais diversos graus de complexidade. O equipamento disponível no Hospital é o Multi slice e oferece alto padrão de diagnóstico, tanto para pacientes ambulatoriais quanto para pacientes graves internados em unidades de terapia intensiva. “É extrema relevância esta função, pois os pacientes que requerem cuidados especiais, exames rápidos e precisos, as imagens podem ser obtidas praticamente sem artefatos de movimento. Um ganho significativo para os pacientes que procuram por nossos serviços” descreve o doutor Marlon Marques Rosa, médico radiologista e diagnóstico por imagem (membro titular do CBR/CRM-SC 8220/RQE 8666).

 

Multi slice

     Um dos equipamentos de tomografia do Hospital São José é o Multi slice. A máquina é o mais recente avanço tecnológico disponível para área da saúde, desde que o método tomográfico foi introduzido na medicina diagnóstica.

    Líder no segmento no que diz respeito a diagnóstico por imagem, o equipamento possui inúmeras funcionalidades, que trazem um diferencial no atendimento ao paciente e permite a diminuição na emissão de radiação em cerca de 40% a 50%, em relação a outras máquinas que tem a mesma funcionalidade.

A nova tomografia computadorizada possui inúmeras funcionalidades, como examinar o coração em cinco batimentos. Seu grande diferencial está na visualização em 128 canais e utiliza como base tecnologias comprovadas em HD (imagem em alta definição). A solução do sistema também oferece aplicativos avançados com recursos completos em aquisição de imagens cardíacas, oncologia, angiografia e imagens dinâmicas.

 

Como surgiu a Tomografia

    Um dos mais importantes avanços para o diagnóstico por imagem para detecção de doenças, a tomografia computadorizada foi desenvolvida pelo inglês Godfrey Hounsfield.

Em 1968, Hounsfield e Allan Cormack, descobriram que podiam obter imagens em forma de cortestransversais do corpo humano, com alta resolução. Os criadores ganharam o prêmio Nobel por esse feito, que exige o auxílio de um computador e de cálculos matemáticos.

    Com o passar dos anos, outros pesquisadores foram desenvolvendo e aperfeiçoando a técnica, trazendo mais sofisticação bem como melhorias na descoberta de técnicas de imagens anatômicas para o diagnóstico.

A tecnologia desenvolvida permitiu aos médicos observar pela primeira vez tecidos do cérebro (e posteriormente de outras partes do corpo) sem necessidade de cirurgia.

Notícias São José