Dia Mundial do Câncer: oncologista do HSJosé reforça a importância da prevenção
04/02/2021

Dia Mundial do Câncer: oncologista do HSJosé reforça a importância da prevenção

No dia 4 de fevereiro, é lembrado em todo o mundo o “Dia Mundial do Câncer”. Uma data importante para reforçar a importância do cuidado e da prevenção à doença. A iniciativa que ocorre em todo o mundo é liderada pela União Internacional para Controle do Câncer. Criado no ano 2000, o Dia Mundial do Câncer transformou-se em um movimento positivo para todos, de todos os lugares para enfrentar a doença.

“A cada ano, centenas de atividades e eventos ocorrem em todo o mundo, reunindo comunidades, organizações da área da saúde e indivíduos atuando como um lembrete para discussões sobre o tema, realização de exames preventivos e diagnósticos”, explica a oncologista do Hospital São José de Criciúma, dra. Juliana Lorenzoni Althoff (CRM – 12765 | RQE – 6239).

A data se torna ainda mais importante já que possibilita que seja reforçada a importância de prevenção e da descoberta precoce da doença. “A realização de consultas médicas e exames em si, muitas vezes, não é capaz de prevenir o aparecimento de um câncer, mas é capaz de identificar um tumor numa fase tão inicial. Detectado em fases iniciais, o câncer pode ser tratado de forma mais simples com menor toxicidade e com aumento significativo das taxas de cura”, enaltece dra. Juliana.

De acordo com a oncologista, os tipos de câncer mais comuns na região são os mesmos encontrados mundialmente. “Nas mulheres o câncer de mama, seguido de câncer de intestino e colo uterino.  Nos homens, câncer de próstata, pulmão e intestino. Na infância os tumores mais comuns são as leucemias agudas, seguido de tumores cerebrais. Os adolescentes são mais propensos a desenvolverem linfomas”, explica a médica.

 

UNACON do HSJosé é uma grande aliada para o tratamento

No HSJosé, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) é uma grande aliada no tratamento das pessoas câncer. “A UNACON é uma unidade filantrópica que dispõe de todos os recursos humanos e tecnológicos necessários à assistência integral do paciente com câncer. No HSJosé ela é responsável pela confirmação diagnóstica de câncer, estadiamento (processo para determinar a localização e a extensão do câncer), assistência ambulatorial e hospitalar, atendimento das emergências oncológicas e cuidados paliativos, e inclusive, pelo fornecimento dos medicamentos necessários aos pacientes portadores de câncer, de acordo com os protocolos clínicos”, explica dra. Juliana.

Atualmente a UNACON é responsável pela atenção de pacientes da Amesc e Amrec tendo em tratamento aproximadamente 1000 pacientes/mês, além de inúmeras consultas de acompanhamento e investigação com diversas especialidades clinicas e cirúrgicas.

Somente em 2020 foram realizados 24.872 atendimentos pela Unacon. Destes, 13.030 foram em quimioterapia e 3.054 atendimentos em radioterapia.

 

Importância da equipe multidisciplinar

Para garantir a segurança, a humanização, o acolhimento e a excelência no atendimento prestado aos pacientes, a UNACON conta também com uma equipe multidisciplinar formada por um grupo de profissionais de especialidades diferentes (nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos e assistentes sociais), unidos em torno de um objetivo comum. “A equipe multidisciplinar trabalha para que haja recuperação mais rápida do paciente, com menor deterioração do seu estado de saúde, permitindo que o tratamento proposto pelo médico seja seguido até o final”, reforça dra. Juliana.

 

Campanha reforça a importância da data

Para reforçar a importância do Dia Mundial do Câncer, o HSJosé, pelo segundo ano consecutivo, irá participar e apoiar a Campanha “Vá de Lenço” organizada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). Por meio da iniciativa, neste dia 4 de fevereiro, como forma de homenagear a todos os pacientes oncológicos e salientar que é possível prevenir e/ou controlar o câncer, por meio da mudança de hábitos e cuidados com a saúde, os colaboradores poderão utilizar lenços durante o dia de trabalho.

Não só os colaboradores do HSJosé, como toda a comunidade é convidada a participar da iniciativa. Basta postar uma foto nas redes sociais utilizando um lenço e marcar o @hsjosecriciuma e a @abraleoficial. Utilize também a hashtag #vádelenço. Esta é uma forma de reforçar a importância da data.

 

 

 

Notícias São José