Coronavírus: ações são desenvolvidas em prol dos colaboradores do HSJosé
24/03/2020

Coronavírus: ações são desenvolvidas em prol dos colaboradores do HSJosé

Uma missão árdua, heroica, cansativa e necessária. Todos os dias os profissionais do Hospital São José se deslocam à entidade e ficam na linha de frente no combate ao Coronavírus. Para ajudar neste momento de pandemia, a instituição tem adotado medidas para auxiliar os seus colaboradores neste momento difícil e de muito trabalho.

Além garantir as questões básicas necessárias, como equipamentos de proteção, adaptação de fluxos, entre outras iniciativas, outras medidas também foram adotadas pelo HSJosé como afastar os profissionais que se enquadravam no chamado “grupo de risco” e também reduzir a circulação de pessoas nas áreas que não são consideradas essenciais.

“Também adaptamos jornadas de trabalho para facilitar as escalas. As orientações e informações constantes, recebidas por meio de boletins da Comissão do COVID-19 ajudam a organizarmos o trabalho, e nos dá mais segurança nas atividades, já que estamos diante de algo novo e que é bastante dinâmico”, esclarece a psicóloga do HSJosé, Josiane Javorski.

 

Apoio do setor de psicologia do HSJosé

Além dos cuidados essenciais de proteção, o serviço de Psicologia do setor de Desenvolvimento Humano do HSJosé, tem feito visitas aos setores, junto ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), para que, além das orientações técnicas, recebam suporte para gerenciamento de estresse.

“Criamos também material informativo e de acolhimento para auxiliar e incentivar o enfrentamento positivo. É natural que diante de uma situação nunca vivida, experimentemos sensações de medo. O medo é uma emoção que cuida de nós, faz com que tomemos cuidados para nos proteger e diante de um risco real, ele é muito importante. No entanto, muitos medos crescem pela falta de conhecimento e desinformação. Acreditamos que estas ações cuidam do profissional de forma integral e diminuem os fatores ansiogênicos, reduzindo estes medos e promovendo empoderamento. Quanto mais seguro o profissional se sente, melhor é o seu enfrentamento em uma situação adversa”, garante Josiane.

 

Importância do trabalho neste momento de crise

De acordo com Josiane, os profissionais de saúde sempre tiveram uma importância indiscutível para toda a sociedade. No entanto, este reconhecimento parecia vir principalmente daqueles que já haviam precisado do serviço. “Saúde é condição básica para vivermos de forma plena os tantos aspectos das nossas vidas. Há sempre uma oportunidade de reflexão em meio às crises e esta tem sido uma das maiores neste momento. Estamos considerando ‘profissional de saúde’ todos aqueles que garantem o funcionamento do serviço, incluindo higienizadoras, copeiras, cozinheiras, pedreiros, técnicos em eletrônica, etc. Há muita gente envolvida e esse reconhecimento tem sido muito importante neste momento”, esclarece a psicóloga.

Novas ações em prol dos colaboradores do HSJosé seguem sendo criadas conforme forem identificadas novas necessidades. Se as avaliações e ações de melhorias já estavam presentes na rotina da entidade, agora estão ainda mais.

Notícias São José