Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora completa 180 anos
28/10/2013

Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora completa 180 anos



Criciúma – No Estado de Santa Catarina, elas ficam entre a cidade de Criciúma, Forquilhinha e Santo Amaro da Imperatriz. As religiosas que fazem parte da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora – IENS completam hoje 24 de outubro, 180 anos de fundação e dedicação à vida religiosa e ao próximo.
Fundada pela religiosa Maria Teresa de Jesus Gerhardinger, na Alemanha, em 1833, a congregação já ganha espaço em 36 países do mundo.
Nem mesmo com as dificuldades enfrentadas no início dos trabalhos, as religiosas se deixaram intimidar e decidiram que desde esta data, iriam ajudar o próximo, por meio da educação. A obra cresceu e aos poucos as IENS, foram expandindo o seu trabalho de educadoras. Hoje, já atuam em sete estados do Brasil e em Roma. Ao todo são 12 dioceses com um total de 153 irmãs que se dedicam à educação, saúde e pastoral.
Mas a vontade de ajudar ao próximo se estende para o resto do mundo. No campo da educação e na propagação da boa nova do evangelho, as IENS estão presentes e atuando em 16 províncias, duas regiões e dois distritos. Com um governo central em Roma, fazem parte de 36 países da Europa, Ásia, América Latina, América do Norte, Oceania e na África. Atualmente aproximadamente 3.500 Irmãs fazem parte da Congregação no mundo.
A educação sempre foi o principal foco, e o ponto mais forte de atuação das Irmãs Escolares. Mas em Criciúma a história foi diferente, há 77 anos o Hospital São José surgiu para mudar e contribuir com a saúde da população. Única Instituição de saúde a fazer parte da Congregação, o HSJosé é um dos trabalhos entre todos os que fazem parte da congregação, que mais necessita de atenção.
Com mais de 1200 funcionários, o HSJosé, tem a missão de “prestar assistência hospitalar a todos, com excelência, criando condições para educação em saúde, por meio do ensino pesquisa de forma integrada com a comunidade”.
“O hospital São José é fruto e obra de muitas irmãs que por aqui passaram e deram o melhor de sua vida gratuitamente, cuidando, consolando e trabalhando nesta obra, cujo fim primeiro é servir e ser sinal da misericórdia de Deus. Somos gratas a Deus por esta obra que ele conduziu, por todos estes anos. Que o senhor seja sempre louvado e engrandecido pela vida e missão de cada Irmã Escolar de Nossa Senhora, no mundo inteiro”, declarou Irmã Líbera mezzari, diretora Geral do HSJosé.
Atualmente o conselho Provincial para América Latina e Caribe conta com sete religiosas:
Provincial: Ir. Cecilia Martinello
Conselheiras: Ir. Ana Maria Elena Rivas, Ir. Beatriz Hobold, Ir. Bernardine Fontánez, Ir. Lili Dávila, Ir. Reyna del Carmen e Ir. Teresinha Dorigon Vieira. Sendo Ir. vice-provincial Ir Bernardine.
No próximo sábado dia 27 de outubro, o conselho Provincial, tem um encontro em Porto Rico para comemorar a data de fundação da Congregação e traçar novos objetivos para as diversas atividades e obras idealizadas no país e em toda América Latina.

--
Katia Farias
Assessora de Comunicação
(SC2895JP)
(48)34311510
www.hsjose.com.br

Notícias São José