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Como manter uma alimentação equilibrada no inverno?

Data: 07/08/2018
Como manter uma alimentação equilibrada no inverno?

Nutricionista do HSJosé explica como manter uma boa alimentação no inverno 

 

     Na estação mais fria do ano, manter uma alimentação saudável e equilibrada nem sempre é tarefa fácil.

     Com o frio, nosso organismo “parece” estar sempre pronto para ingerir comidas quentes e mais calóricas; mas este fato tem uma explicação, de acordo com a nutricionista do HSJosé Luíza Rasera (CRN 5024), quando a temperatura do ambiente está mais baixa, o metabolismo fica levemente mais acelerado. Isso ocorre, pois o corpo precisa gastar mais energia para manter o corpo aquecido, procurando fontes de energia, e o alimento é a nossa principal fonte. Luíza ainda explica que as pessoas precisam compreender que nos dias frios, o foco deve ser cuidar da imunidade, para combater gripes e resfriados, e evitar o consumo excessivo de alimentos calóricos para evitar o ganho de peso em excesso. “Este fator pode acontecer facilmente devido à preferência por alimentos calóricos e redução de atividade física. Deve-se priorizar uma dieta equilibrada em quantidade adequada, rica em vitaminas, minerais e água”, ressalta a nutricionista.

 

Como manter uma alimentação equilibrada no inverno

 

     Pode ser difícil, porém não é impossível manter uma alimentação adequada no inverno. Durante o inverno as pessoas não podem esquecer de acrescentar ao cardápio legumes, frutas, cereais integrais, carnes magras, leguminosas (ex:feijões) e oleaginosas (ex:castanhas).

A nutricionista do HSJosé da algumas opções para incrementar o cardápio desta estação tão gelada.

 

     Sopas e caldos à base de legumes, leguminosas e carnes magras, (preferencialmente utilizando temperos naturais e cuidando com a adição de creme de leite, macarrão e queijos). 

     Chás - (camomila, capim limão, erva doce, hortelã, gengibre, limão, canela);

     Sobremesas à base de frutas assadas (com canela e/ou cacau).

 

     Dar preferência aos alimentos da estação é importante; no inverno as melhores opções de frutas são: bergamota, carambola, kiwi, laranja-lima, maçã, laranja-pera, morango e mamão. “Além das frutas, temos nesta época, abóbora, alho-porró, rabanete, nabo, e o protagonista de festas juninas: o pinhão, uma semente bem nutritiva, porém que deve ser consumida com moderação pelo seu valor calórico”, destaca.

    As frutas e vegetais no inverno não devem ser esquecidas e precisam estar na lista de alimentos consumidos; não apenas no inverno, mas durante todas as estações do ano, pois o organismo tem a necessidade de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. “A recomendação é que as pessoas consumam de três a cinco frutas diferentes por dia. Para aumentar o consumo de frutas nas baixas temperaturas e ainda aquecer o corpo, a dica é optar por sobremesas a base de banana, maça e pera assadas. Para realçar ainda mais o doce da fruta, a dica é polvilhar um pouco de canela ou cacau em cima”, indica Luíza.

     Outro alerta é sobre o consumo de água durante o inverno, mesmo que o organismo não "sinta" tanta sede; a recomendação é ingerir cerca de dois litros de água por dia. Chás não adoçados, também são uma boa opção para o inverno; pois além de aquecer possuem propriedade antioxidantes.