Comitê de Crise do HSJosé para enfrentamento da pandemia promove reunião diária
01/06/2020

Comitê de Crise do HSJosé para enfrentamento da pandemia promove reunião diária

 

O comitê realiza ações desde o início da pandemia. Todos os dias, mantém o grupo atualizado com informações e ações que precisam ser estabelecidas e realizadas dentro da Entidade.

 

Tendo em vista a pandemia do coronavírus que atingiu o mundo, o Hospital São José de Criciúma, criou uma equipe multidisciplinar para avaliar cenários e desenvolver ações específicas dentro da instituição visando otimizar a estrutura e minimizar os efeitos da pandemia sobre o atendimento aos pacientes.

A logística do atendimento é baseada em protocolos, fluxos e procedimentos, discutidos e padronizados.

     De acordo com a Diretor Técnico e médico infectologista do Hospital Dr. Raphael Elias Farias (CRM 13081), desde o início com a divulgação de casos na China, o Hospital foi antecipando algumas tomadas de decisões como compra de EPI´s, medicamento e escalas com colaboradores, para evitar que problemas pudessem ocorrer e prejudicar algum tipo de atendimento. "Nos organizamos com antecedência para que tudo transcorresse da forma mais segura e planejada. Esta pandemia, nos ensinou que os cenários mudam a qualquer momento e temos que estar preparados. Diariamente, avaliamos todos os cenários possíveis e nossos indicadores, com o objetivo de planejarmos os próximos dias e semanas. Possuímos todos os indicadores em tempo real, facilitando as tomadas de decisões. Temos tudo o que é necessário ao atendimento a pacientes suspeitos/confirmados da COVID-19. Mas claro, não queremos que o pior aconteça”, ressalta o diretor.

     Para que a estrutura continue funcionando, o comitê avalia e cria estratégias diárias com base nas normativas e recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tendo como padrão de avaliação primordial o estado de saúde de todos os pacientes internados. Assunto sobre pacientes suspeitos que realizaram exames, taxa de ocupação, média de permanência, estado de saúde dos colaboradores, comunicação aos colaboradores e sociedade, plano de contingência entre outras diretrizes também são assuntos abordados no comitê. “Com essa equipe e com toda estrutura de dados que são levantados diariamente, é possível definir ações com maior agilidade. A situação é nova para todos; as orientações dos órgãos relacionados mudam com frequência; é preciso estar muito atento e focado principalmente na segurança dos pacientes e dos profissionais. São inúmeras as situações, o comitê foi estruturado de forma que permite o envolvimento de todas as áreas”, pontua Márcia Campos, gerente de qualidade do HSJosé.

     Desde o início da pandemia, oficialmente, Criciúma já registrou (até a data de hoje); 343 casos de Covid-19.

Para atendimentos à COVID, o Hospital São José tem disponível para população 102 leitos de enfermaria e 18 leitos de UTI; todos em setores reservados, específicos e reestruturados para atendimento da patologia.

      Participam do Comitê de Crise do HSJosé o Diretor Técnico Dr. Raphael Elias Farias, Diretora Financeira Irmã Terezinha Buss, Diretor Administrativo Laércio Regis Ferrari, Coordenador Médico Clínico/Cirúrgico Dr. Giancarlo Búrigo,  Serviço de Qualidade, Setor de Comunicação e MKT, Regulação de leitos, Tecnologia da Informação e Serviço de suprimentos, tendo todos os setores necessários como apoio.

Notícias São José