Colestreol e triglicerídeos, muito cuidado
03/12/2016

Colestreol e triglicerídeos, muito cuidado

Nutricionista alerta para o grande número de crianças com alto nível de gordura no sangue

 

Colesterol é um tipo de gordura presente no nosso corpo, ele é dividido em colesterol HDH e LDL, chamados de Colesterol bom e colesterol ruim. O HDL (colesterol bom) é uma lipoproteína de baixa densidade, que transporta o colesterol para o fígado, e não se acumula nas artérias e veias. O LDL (colesterol ruim) é uma lipoproteína de alta densidade, e o seu excesso pode causar entupimento de artérias e veias, e levar a outras doenças cardiovasculares.

Triglicerídeos é outro tipo de gordura, muito abundante no nosso organismo, porém, quando acima dos níveis de normalidade, pode causar doenças do coração.

     Existem vários fatores que levam ao aumento dessas gorduras no nosso corpo, entre eles podemos destacar o elevado consumo de gordura saturada, que está diretamente relacionada ao aumento do colesterol total.

Segundo a nutricionista do HSJosé Sintia Trespach Gonçalves  (CRN10 3986) atualmente algo que tem preocupado nutricionistas e pediatras, é o grande número de crianças com altos níveis de gorduras no sangue, e a obesidade na infância que é um fator de risco para o aumento dos lipídeos sanguíneos, entre eles o colesterol e os triglicerídeos. Este aumento pode levar a doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e sérios problemas de saúde na vida adulta.

     A vida moderna, com seus avanços e tecnologias, traz alguns prejuízos a saúde da população, e reflete diretamente nas crianças, com a  inatividade física (excesso de televisão, computador, celular, videogame), somada a dieta inadequada (rica em alimentos processados, refrigerantes, lanches e pobre em frutas e vegetais) e que leva ao aumento desses lipídios no sangue, sendo importante também levar em consideração o fator genético que poderá contribuir para este aumento (pais obesos,  hipertensos, diabéticos...).

”Uma das formas de prevenção das dislipidemias nas crianças é a educação nutricional, onde desde pequenas elas já aprendem a se alimentar corretamente, consumindo arroz, feijão, carnes magras, frutas, verduras e legumes, e evitando alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas, sódio, condimentos, corantes. Lembrando sempre também da importância de praticar atividades físicas, na escola e em casa, evitando passar muito tempo na frente da televisão e do computador”, enfatiza a nutricionista.

     Porém para que a criança seja saudável, é necessário que a família toda seja saudável, pois certamente se a criança se alimenta de forma errada, a culpa é dos pais, que muitas vezes tentam suprir a sua ausência na vida dos filhos, oferecendo-lhes alimentos gordurosos e sem valor nutritivo. 

A nutricionista alerta ainda que no verão o cuidado deve ser mantido, lembrando sempre que a hidratação também é fundamental.

Notícias São José