Colaboradores do HSJosé palestram em Congresso Nacional
19/08/2016

Colaboradores do HSJosé palestram em Congresso Nacional

 

Criciúma – Nos dias 27 a 29 de agosto acontece no Centrosul em Florianópolis, o 38ºEncontro catarinense de hospitais e XI Congresso Nacional das operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde.
      O evento deve reunir cerca de 500 participantes e 20 palestrantes. Entre os palestrantes, dois colaboradores do HSJosé, um administrador e uma enfermeira, foram convidados para apresentar o trabalho intitulado: “Melhoria do processo no centro cirúrgico”.
O trabalho elaborado, foi desenvolvido no treinamento realizado por inúmeros colaboradores do hospital por meio da metodologia Lean Six Sigma.
Todo processo desenvolvido esta sendo implantado dentro da Instituição.
Para este ano, o tema centralizador do evento refere-se a “Gestão Hospitalar com Foco na Segurança do Paciente”, e o HSJosé tem constantemente buscado aperfeiçoamento e melhorias em todos os seus processos.
“O hospital São José tem um fluxo de cirurgias muito intenso, atendemos toda região, de Criciúma a Passo de Torres, um número expressivo; realizamos só no HSJosé, cerca de 744 cirurgias todos os meses. Precisamos constantemente de novas tecnologias, melhorias e atualizações. Este estudo, nos ajudou e muito em nosso processo. Tudo que implantamos, vem dando muito certo”, relata Denize Moretti, enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico do HSJosé
Um dos maiores eventos do setor da saúde na região Sul do país, o congresso é realizado pela AHESC-FEHOESC-FEHOSC, e tem como objetivo este ano, potencializar resultados na saúde em tempos de crise.
      Inúmeros cases de sucesso na área de gestão e práticas hospitalares, novas tecnologias e procedimentos inovadores também serão apresentados.
“Elaboramos este projeto há 14 meses e desde então, já utilizamos ele com toda eficácia no HSJosé. Nossa proposta vem totalmente ao encontro de nossas atividades diárias. Como buscamos sempre soluções para qualificar nossos serviços, observamos que o centro cirúrgico do HSJosé precisava de alguns ajustes e estamos atendendo totalmente nossa necessidade.
Estar neste evento, falando de algo que deu certo, podendo contribuir com outros hospitais, é muito significativo para nós”, relata Cristiano Lazzarin, controller do hospital.
O case que será apresentado no evento gerou significativos resultados para instituição como a diminuição do tempo de ociosidade no centro cirúrgico, em 33%, aumento no número de cirurgias realizadas em 9% e disponibilidade de aumento no número de cirurgias em 25%, além de outras melhorias.
“Estamos trabalhando para que outros resultados sejam alcançados. Nossa equipe contribui e tudo esta dando certo. Queremos continuar sendo exemplo para muito outros centros de saúde”, finaliza Denize.

Notícias São José