Cirurgias para retirada do câncer de mama ganham apoio com novo equipamento
14/03/2018

Cirurgias para retirada do câncer de mama ganham apoio com novo equipamento

Criciúma – Com o incentivo do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde, o setor de Captação de Recursos do HSJosé, adquiriu ano passado um equipamento para auxiliar cirurgias oncológicas, o Gama Probe; instrumento médico de alta tecnologia que quantifica a radiação no momento do procedimento cirúrgico.  

     O equipamento tem a função de fazer a contagem de radiação no ato cirúrgico por meio de uma sonda, guiando o cirurgião para a exata localização de lesões e pode ser usado nos casos de melanoma principalmente, mas também em casos de câncer de mama quando neste caso há indicação de nódulo sentinela.

(linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo (gânglio linfático) que recebe células malignas oriundas de um tumor canceroso primário através da circulação linfática).

     O aparelho permite aos cirurgiões, por meio da cirurgia radioguiada, localizar exatamente o ponto certo das lesões; facilitando assim consideravelmente o processo.

O serviço de mastologia do HSJosé formado pelos médicos Dr Adriano Cartaxo (CRM  6417/ RQE 8212), Dra. Beatriz Althoff (CRM 11419/RQE7758) e Dra. Luiza da Rosa Ramos (CRM 17299/RQE 14901), vem realizando procedimentos com o equipamento a fim de trazer uma melhor taxa de identificação deste linfonodo para a paciente.

De acordo com a mastologista Dra. Beatriz Althoff a aquisição do equipamento só trouxe benefícios para este tipo de procedimento cirúrgico. “A utilização do equipamento facilita a identificação do linfonodo sentinela mais vezes e deixamos de fazer mais linfadenectomia, pois identificamos melhor o linfonodo sentinela. Para a paciente significa um processo menos invasivo”, ressalta a especialista.

    Em 2017 foram realizadas somente no HSJosé 209 cirurgias de mama; o número de cirurgias de câncer  vem aumentando anualmente, no Brasil o câncer de mama corresponde a 28% dos novos casos de câncer a cada ano; segundo o Instituto nacional de Câncer – INCA.

Fotos da notícia

Notícias São José