Centro de Ensino do HSJosé – Uma base sólida para formação de grandes profissionais e pesquisadores
15/03/2021

Centro de Ensino do HSJosé – Uma base sólida para formação de grandes profissionais e pesquisadores

     Programa de Residência Médica, Comitê de ética em Pesquisa, Pesquisa Clínica e Biblioteca; estes são os setores que compõem o Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) do HSJosé, que recebe mais de 900 estagiários e 50 novos médicos residentes anualmente, realiza pesquisas clínicas nacionais e internacionais todos os anos; sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e cuidado do bem-estar da sociedade.

 

     Fundado em 1936, o Hospital São José pertence à Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora- IENS, entidade filantrópica e de direito privado.

A educação faz parte da essência e carisma da congregação, a qual coordena vários espaços educacionais no Brasil e em outros países.

 Um dos alicerces da Instituição está em seu serviço ensino composto por residência médica, programas de estágios em diversas áreas da saúde e pesquisa clínica.

Foi por meio destes serviços, que inúmeros profissionais já puderam concluir suas especializações para dedicar-se ao atendimento de pacientes na região de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, no Brasil e até fora do país.

 

Residência médica

      A Residência Médica é uma modalidade de Ensino de Pós-Graduação, destinada aos médicos em forma de especialização, treinamento em serviço, sob a orientação de profissionais médicos, e é um serviço credenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, todo profissional médico precisa passar por um processo seletivo para acesso aos Programas de Residência Médica (PRM), que é realizado anualmente por meio da Associação Catarinense de Medicina e Associação Médica do Rio Grande do Sul - ACM/AMRIGS.

O serviço possui uma Comissão de Residência Médica (COREME), que é composta por um coordenador, supervisores dos programas, coordenação de ensino, direção geral do hospital e secretária. O órgão possui regimento interno e é responsável pela coordenação, planejamento, avaliação e supervisão de todas as atividades relacionadas com os PRM, estando subordinada à Comissão Estadual de Residência Médica -  CEREME e ao Conselho Nacional de Residência Médica- CNRM.

     Atualmente o Hospital São José possui 51 médicos residentes e cinco Programas de Residência Médica credenciados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), com residência médica em anestesiologia, clínica médica, cirurgia geral, medicina intensiva e ortopedia e traumatologia. “O Hospital São José presta um serviço de excelência em formação e especialização médica, com os mesmos recursos técnicos presentes nos maiores hospitais do país e corpo clínico com referência em todas as suas áreas de atuação. Os profissionais que se formam aqui dentro da instituição aprendem muito sobre como fazer, com médicos experientes, discutindo casos ou procedimentos, mas também aprenderam com os próprios erros, de como não fazer. Cada momento se intensifica na residência e são as dificuldades que nos geram momentos marcantes. Esses últimos dois anos (pandemia) foram uma jornada de muito trabalho, mas vimos a dedicação e todos, porque sem dedicação o caminho teria sido muito mais árduo e cheio de obstáculos”, garante o médico ortopedista e traumatologista e coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HSJosé, Dr. Marcelo Beirão.

         O Programa de residência médica do HSJosé existe desde 1998, quando foi realizado o primeiro concurso para o Programa de Residência Médica, oferecendo quatro vagas no Programa de Cirurgia Geral e, logo após, em 1999, foi implantado o Programa de Residência Médica, tendo o Dr. João de Bonna Castelan Filho como primeiro preceptor. “Com a implantação do PRM, o hospital reafirma sua postura em busca de soluções para os problemas de saúde da população, por meio da pesquisa e da extensão do conhecimento. Desde novembro de 2007, graças às atividades sistematizadas na área educacional, por acolher estágios acadêmicos em diferentes especialidades, pela Portaria Interministerial nº 3.018, o Hospital São José é credenciado pelo Ministério da Educação como Hospital Ensino, dando possibilidade ao desenvolvimento do ensino e da pesquisa na área da saúde, em suas dependências”, pontua irmã Valcirene Barbosa, coordenadora do Centro de Ensino.

 

Um Serviço específico para pesquisas clínicas

         Dentro deste alicerce de conduta quanto a busca pela excelência em educação profissional aos especialistas da área da saúde, que também é um braço do Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) do HSJosé, está o serviço de Pesquisa Clínica.

     O serviço de pesquisa é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar especializada em protocolos de clínica de nível local, nacional e internacional oportunizando à população tratamentos com medicamentos inovadores para as doenças. A equipe do centro de pesquisa possui treinamento em Boas Práticas Clínicas (GCP), conhecimento das regulamentações nacionais e internacionais para a condução de estudos clínicos e certificação para o transporte de material biológico via aérea segundo normas internacionais da International Air Transport Association – IATA.

     O Centro propriamente, iniciou suas atividades em 2006, quando o médico pneumologista Dr. Albino José de Souza Filho (CRM 845/ RQE3075) desenvolvia estudos na área de pneumologia.

Devido ao pioneirismo no incentivo e implantação, a cultura de investigação de fatores associados às doenças, o serviço foi estruturado propriamente em 2007 como um Centro de Ensino e Pesquisa, que hoje leva o nome do pneumologista: “ Centro de Ensino e Pesquisa Dr. Albino José de Souza Filho”.

     No mesmo ano, o médico psiquiatra Dr. João Quevedo, incentivou a pesquisa, desenvolvendo estudos na área de Neurociências; principalmente associado aos mecanismos de doenças psiquiátricas. Neste período foram introduzidos também a medicina investigativa no HSJosé que atribui ao profissional de saúde a identificação de particularidades do paciente, como exposição a fatores de riscos e prevenção de doenças através da identificação dos mesmos. A medida que o centro crescia, diferentes parcerias de pesquisa começaram a ser estabelecidas. Neste tempo, podem-se destacar as investigações de mecanismos da disfunção cerebral em pacientes clínicos, realizada pelos médicos João Quevedo e Felipe Dal Pizzol.

Para este movimento, foram publicados mais de 30 artigos internacionais de estudos realizados com o apoio do Hospital São José.

Pode-se destacar ainda, que, durante estas pesquisas, ao menos cinco trabalhos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNESC foram realizados com esta parceria.

     Os anos passaram e o centro continuou crescendo, mas somente em 2015 o CEP ganhou uma coordenação e estipulou seus objetivos. Hoje o objetivo do CEP é desenvolver pesquisas laboratoriais e clínicas para a identificação de fatores que influenciem o diagnóstico, desenvolvimento e correção de patologias.

Para alcançar os objetivos, foi necessária a estruturação do serviço com laboratórios de pesquisa, incentivo a estudos epidemiológicos e contratação de estudos clínicos.

 

Comitê de ética em pesquisa

Para validação dos processos, o CEP também possui um comitê que qualifica, avalia e publica pesquisas realizadas dentro do serviço.

      O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital São José (CEP/HSJ), instituído pela "PORTARIA 007/06" da direção do HSJosé é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos conforme Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS 466/12.)  e  possui regimento próprio contendo atribuições e normativas específicas.

O CEP por meio de seus profissionais é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS e Brasileiras (Res. CNS 466/12 e complementares) diretrizes estas, que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar da dignidade, dos direitos, da segurança e do bem-estar do sujeito da pesquisa. Desta maneira, e de acordo com a Res. CNS 466/12, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa” e cabe à instituição onde se realizam pesquisas a constituição do CEP.

    A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada. O CEP, ao emitir parecer independente e consistente, contribui ainda para o processo educativo dos pesquisadores, da instituição e dos próprios membros do comitê. “Entendemos que o CEP exerce papel consultivo e, em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da instituição e promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade. Dessa forma, deve promover atividades, tais como seminários, palestras, jornadas, cursos e estudo de protocolos de pesquisa”, esclarece a coordenadora.

 

A pesquisa Clínica e sua contribuição com o desenvolvimento da pesquisa pra vacina contra a COVD-19

    A pesquisa clínica é coordenada pelo Centro de Pesquisa Clínica-CPC do Hospital São José que é um órgão de caráter multidisciplinar e multiprofissional que tem por finalidade coordenar as atividades de pesquisa clínica, no âmbito da Instituição, visando promover a geração de conhecimento, a atualização da prática clínica, investigação das doenças e novos tratamentos para os pacientes e o reconhecimento do HSJosé como referência nacional e internacional em pesquisas na área da saúde. O CPC dá suporte aos diferentes Grupos de Pesquisa Clínica focados principalmente nas áreas de anestesiologia, cardiologia, oncologia, infectologia, reumatologia, pneumologia, nefrologia e medicina intensiva. O CPC tem dado suporte para a execução de protocolos de pesquisa clínica patrocinadas pela Indústria Farmacêutica assim como pelo Ministério da Saúde e outras agências de fomento governamentais.

Em 2020 o Centro de Pesquisa do HSJosé foi participante do estudo para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19; único  centro de pesquisa de Santa Catarina que participou do projeto.

     Ao todo, no Brasil, 28 centros de pesquisas participaram do processo. Foram sete mil voluntários espalhados em 11 estados que puderam participar da etapa de estudos com aprovações regulatórias individuais e os indivíduos precisavam ter mais de 18 anos.

 

Segmentos de pesquisas

     O Hospital São José avalia e desenvolve pesquisas em desenvolvimento nos diferentes segmentos da saúde. As pesquisas acadêmicas têm a participação de alunos das faculdades e universidades conveniadas com a instituição, além dos programas de residência médica, dissertações e teses de curso de pós-graduação sctricto sensu. As pesquisas clínicas estão distribuídas nas áreas de maior complexidade como anestesiologia, cardiologia, oncologia, nefrologia, infectologia e medicina intensiva.

Em 2018-2019, foram tramitados 140 projetos pesquisas pelo comitê de ética em pesquisa para dissertações mestrado, tese de doutorado, relatos de caso e residência médica.

“Nosso centro possui artigos que já foram publicados pelo centro em revistas científicas renomadas, além da participação do centro também na publicação de estudos multicêntricos. A participação do centro de pesquisa do hospital São José em estudos clínicos nacionais e internacionais tornou o Hospital São José o centro de referência na região”, pontua a coordenadora de Centro de Pesquisa Clínica, Dra. Danusa de Castro Damasio.

Ao longo dos anos, o CEP do HSJosé cresceu significativamente,ampliou e aprimorou suas atividades, especialmente no desenvolvimento do serviço de pesquisa, proporcionando à população o acesso a novas terapias.

     O hospital também cresceu na área de Ensino, seja no campo de estágio em todas as áreas de saúde, para 900 alunos/ano; Residência Médica desde 1999; hoje com inúmeros programas de especialização médica. Um centro de pesquisa clínica em desenvolvimento, implantando a pesquisa em diversas áreas da medicina, além do cuidado para com a saúde, o carisma das Irmãs Escolares que impulsiona a ensinar também no cuidado com o próximo para que a corrente do Bem nunca se rompa.

Notícias São José