Cartas para o Bem são entregues aos pacientes no HSJosé
27/02/2020

Cartas para o Bem são entregues aos pacientes no HSJosé

No conteúdo das cartas, palavras de ânimo, força e entusiasmo mudam a rotina de quem está em tratamento    

 

     Dedicar um momento, por menor que seja para escrever uma carta parece ser uma prática do passado em um mundo cada vez mais digital.

Mas para desmontar esta ideia, profissionais do HSJosé, tiveram a ideia de criar o painel de correspondência, onde cartas de apoio e incentivo, são depositadas para pacientes internados e que realizam tratamento na Instituição.

“A ideia surgiu quando participávamos de um evento hospitalar. Uma ação semelhante foi o case de um Hospital de São Paulo; pensamos porque não levar esta ideia para nossa Entidade e incentivar as pessoas na realização desta prática, escrevendo cartas para nossos pacientes. A ideia foi acolhida e hoje está exposta em dois setores que há o maior número de pessoas em tratamento, na oncologia e em breve o painel estará também no serviço de hemodiálise. O mais gratificante de tudo é ver que este gesto pode mudar o dia de um paciente, isso também é humanização”, declara a coordenadora do serviço de enfermagem Thamillis Scunderlick.

     Durante o período em que recebem o tratamento, os próprios acompanhantes escrevem cartas e mensagem de carinho e força para outros pacientes.

Eliana Dias acompanha a mãe em seu 28º dia de quimioterapia. “Hoje resolvi vir aqui e pegar uma carta e ler para ela. Achei esta iniciativa muito boa. Cada frase que lemos, traz um ânimo novo para os pacientes e para gente também”, comenta.

“A ação foi pensada como uma forma de trazer incentivo para as pessoas e uma maneira de trocar carinho, mas levar amor, mesmo que em meio as palavras”, conta a enfermeira.

         Pensando oferecer sempre mais qualidade no atendimento as pessoas, o HSJosé idealiza inúmeras ações que visam trazer conforto, esperança e fé aos pacientes que passam pela Instituição. O projeto cartas para o bem é um deles, um gesto de amor ao próximo que pode transformar vidas.

Maria de Fátima é paciente, no momento só faz o acompanhamento médico; já finalizou o tratamento; ela comenta que ficou encantada com a iniciativa e que vai contribuir com suas cartas.

“Fiquei curiosa e vim ver o que era este painel. Já fiz tratamento e hoje faço apenas acompanhamento, mas me comprometo em trazer cartas para os pacientes. Eu sei o quanto uma palavra de ânimo faz diferença na vida da gente. Neste momento que estamos em tratamento, precisamos de muito conforto”; comentou a paciente.

     Todas as pessoas que circulam no hospital, colaboradores, médicos e população em geral, podem escrever uma carta e trazer a Instituição. As cartas podem ser entregues no setor de quimioterapia ou na portaria central.


 

Fotos da notícia

Notícias São José