Arraiá traz alegria para pacientes do serviço de hemodiálise no HSJosé
27/06/2019

Arraiá traz alegria para pacientes do serviço de hemodiálise no HSJosé

 

     As bandeirolas já mostram o clima festivo, os violeiros dão o tom das músicas mais pedidas em épocas de festas juninas,  e as comidas, preparadas pelo serviço de nutrição e dietética do HSJosé com apoio da equipe multiprofissional, trazem o “clima” típico da época para o setor de hemodiálise. A caracterização dos enfermeiros, técnicos e pacientes, transformam literalmente o local em um lindo Arraiá. 

     Todos os dias cerca de 24 pessoas realizam hemodiálise no HSJosé. São pacientes de diversos lugares da região, que vem todos os dias ao hospital para tratamento no serviço de hemodiálise. Em alguns casos, precisam ficar até cinco horas realizando o processo.

     A ação da hemodiálise é demorada, mas necessária para limpar e filtrar o sangue. O processo então, é feito por meio de uma máquina, pois o rim destes pacientes, que deveria realizar todas as etapas, por hora não consegue. O tratamento auxilia o corpo na limpeza do excesso de sal e líquidos prejudiciais à saúde.

 

Atividades complementares

     Por ser um longo tempo de espera e por passarem horas no setor, atividades diferenciadas são promovidas para ajudar na terapêutica destes pacientes.

 “Estamos em época de festividades juninas, por isso pensamos em trazer algo diferente para os pacientes. Decoramos o setor, preparamos lanches saudáveis, sem adição de sal, mas sem perder a ideia e o sabor de comida típica para época. Tudo para proporcionar momentos diferentes, pois ficam em tratamento por muito tempo. Aliviar a dor também faz parte do tratamento”, salienta a nutricionista do HSJosé, Lidiane Bartolomeu.

Edson Rodrigues (33), realiza hemodiálise há quatro anos, já fez muitos amigos e se sente muito cuidado quando ações como esta acontecem no setor. “ É muito bom quando fazem algo diferente, o cuidado dos profissionais com a gente é muito especial. Quando tem estes lanches então é muito bom.”, aponta Rodrigues.

Dentro do Ambiente hospitalar, por meio da equipe multidisciplinar há uma preocupação em trazer sempre a humanização para o tratamento do paciente. Desta forma, diferentes ações são idealizadas pelos profissionais todos os meses nos mais diversos setores do HSJosé; sempre com o objetivo de melhorar o atendimento das pessoas.

Tentamos amenizar a dor e muitas vezes o cansaço dos pacientes que precisam de tratamento. Sabemos que muitas vezes, eles chegam em mais um dia de terapia e isso pode demorar anos. Queremos, além de todo cuidado de uma equipe multidisciplinar com nutricionista, psicóloga, assistente social entre outros profissionais;  promover momentos de alegria para os pacientes através do lúdico; onde possam por algumas horas, esquecer do processo da doença e dar boas risadas, se divertir aqui”, comenta a enfermeira do setor Alice Spíndola.

     A festa que vai durar o dia todo; com cachorro-quente saudável, pipoca com restrições de sódio, cocada elaborada com açúcar dietético, e outras delícias típicas, preparadas especialmente para os pacientes do setor; terá muita música e claro, boas risadas"; tudo em sua só dia, preparado especialmente para eles.

Fotos da notícia

Notícias São José