Alta Tecnologia permite realização de procedimentos de Alta Complexidade em Neurocirurgia
30/09/2021

Alta Tecnologia permite realização de procedimentos de Alta Complexidade em Neurocirurgia

    A disposição de equipamentos altamente tecnológicos tem auxiliado significativamente para a realização de procedimentos cirúrgicos no HSJosé; mais especificamente na área de neurocirurgia.

    Recentemente, os médicos neurocirurgiões Luiz Lavradas e Wagner Levatti, realizaram uma microcirurgia para retirada de tumor complexo da base do crânio, em um paciente de 67 anos. Segundo os especialistas, o sucesso no procedimento foi possível também, graças à disponibilidade de todos os equipamentos necessários para realizar a cirurgia. Os especialistas avaliam que os recursos necessários disponíveis como o neuronavegador e microscópio para neurocirurgia, auxiliaram no processo para o sucesso do procedimento.

“Toda cirurgia na base do crânio é complexa. Neste paciente, em especial, precisávamos acessar uma região muito nobre do crânio, através do osso temporal, onde estão ligadas, por exemplo, nervos que vão coordenar funções do corpo como mobilidade dos olhos, da face e audição. Para isso, tínhamos que ser precisos. Usamos todo recurso que o hospital oferece e que tem permitido realizar cirurgias desta complexidade; que anteriormente eram encaminhadas para fora da Criciúma” aponta Lavradas.

     Segundo o neurocirurgião, neste tipo de procedimento especificamente, devido a sua complexidade leva-se em média de três a quatro horas para acessar somente o tumor. A microcirurgia para retirada de tumor complexo da base do crânio levou nove horas para ser concluída. “Tudo neste procedimento é minucioso e requer nossa atenção máxima; por isso, o longo tempo de duração do procedimento. Entramos para iniciar o procedimento por volta das 7h30min e levamos o paciente para a Unidade de Terapia Intensiva às 17h. Mas, três dias depois da cirurgia, o paciente já estava de alta, já retornou ao atendimento ambulatorial e se recupera muito bem”, conclui o neurocirurgião.

 

Procedimentos na região de repouso do cérebro

     De acordo com especialistas, procedimentos onde envolvam a anatomia de repouso do cérebro, necessitam de alta tecnologia para que haja sucesso nos processos.

Cuidados intensivos no pós-operatório bem como atendimento multidisciplinar, também são quesitos fundamentais para melhora e rápida recuperação dos pacientes que precisam passar por procedimentos neurocirúrgicos.

Segundo estudos, são poucos os centros no Brasil que possuem disponibilidade e um entendimento global para atendimento, estrutura física adequada e profissionais capacitados para realizar atendimento de pacientes portadores de patologias na base do crânio, em especial tumores.

Há alguns anos, o HSJosé tem investindo significativamente em seu parque tecnológico para que tenha disponível atendimento e profissionais capacitados para atender pacientes com esta necessidade na neurocirurgia.

Notícias São José