Alta Complexidade: HSJosé oferece atendimento de referência nas áreas vascular e endovascular
04/11/2020

Alta Complexidade: HSJosé oferece atendimento de referência nas áreas vascular e endovascular

Os serviços de Alta Complexidade do Hospital São José de Criciúma são referência em todo o estado. São procedimentos que envolvem alta tecnologia e um alto custo e que garantem à comunidade o acesso a serviços de qualidade. Um deles ofertados pelo HSJosé e que são referência no atendimento são os procedimentos ligados à área vascular e endovascular.

“O diferencial no atendimento de alta complexidade em cirurgia vascular e endovascular do HSJosé é a possibilidade de tratarmos patologias que anteriormente poderiam ser tratadas somente fora da nossa região. Aqui, os procedimentos realizados são feitos com técnicas desenvolvidas em grandes centros e com muita segurança. Temos uma equipe especializada e com boa formação, além de estrutura e tecnologia de ponta”, explica o chefe do serviço de cirurgia vascular do HSJosé, Dr. Luiz André Simon (CRM – 8438 | RQE - 5186).

De acordo com os dados de 2019, o hospital realizou 32 cirurgias vasculares e 34 endovasculares. Além disso, foram feitas à comunidade 1.812 consultas e realizadas 631 internações.

 

Formação de uma equipe qualificada

O serviço de cirurgia vascular e endovascular da entidade é formado por uma equipe de profissionais que atua em parceria e cooperação conjunta, o que possibilita resultados clínico-cirúrgicos compatíveis com a literatura médica mundial. A assistência dada aos pacientes inclui desde o atendimento ambulatorial, sobreaviso de urgências e emergências 24 horas por dia, cirurgias eletivas e procedimentos endovasculares.

“A equipe está sempre disponível para atendimentos de intercorrências em pacientes internados por colegas de outras especialidades, assim como para casos ambulatoriais atendidos tanto no setor privado do consultório de especialidades do hospital como os que vêm através do sistema público”, explica o médico.

Nos casos em que há maiores riscos de complicações, e que está vinculado a patologias vasculares mais complexas, o HSJosé dispõe de toda a assistência necessária, seja por meio da equipe multidisciplinar ou com a infraestrutura tecnológica disponibilizada, como, por exemplo, UTIs e setor de hemodinâmica, ambos com equipamentos de última geração. “Na possibilidade de alguma intercorrência, imediatamente somos auxiliados por colegas de outras especialidades, em um esforço conjunto para dispormos de bons resultados e trazermos conforto e melhoria na saúde dos nossos pacientes. Um grande número de patologias complexas que há algum tempo não eram nem mesmo tratadas devido aos riscos iminentes e taxas elevadas de mortalidade, hoje são tratadas de forma segura e com bons resultados devido à evolução das tecnologias disponíveis”, garante Dr. Luiz André.

 

Atendimentos realizados na instituição

O cirurgião vascular trata de todas as doenças relacionadas a circulação sanguínea. O atendimento inicia com um exame físico detalhado, muitas vezes acompanhado de manobras clínicas e medições de parâmetros circulatórios. “Frequentemente são solicitados exames complementares como Eco Doppler, angiotomografia, angiografia, entre outros, sempre a critério do especialista e de acordo com cada patologia específica. Estes problemas podem ser tratados de forma clínica, por exemplo, com medicamentos, assim como procedimentos minimamente invasivos e até cirurgias abertas ou endovasculares.

Entre as principais doenças com tratamento disponibilizado no HSJosé estão as doenças venosas como varizes, tromboses venosas e má formações. Doenças arteriais como estenoses e tromboses/oclusões arteriais, aneurismas, estenoses de carótidas, entre outras.

 

Saiba mais:

Para se tornar referência na Alta Complexidade, é necessário que a instituição de saúde cumpra diversos critérios que incluem a aprovação do Conselho Municipal de Saúde, Comissão Intergestora Regional e Estadual, além da homologação e visita técnica do Ministério da Saúde.

Além dos serviços na área vascular, atualmente o HSJosé também conta com atendimentos de Alta Complexidade nos setores de cardiologia, ortopedia e traumatologia, HIV/ AIDS, Neurologia/ Neurocirurgia, Oncologia, Ortopedia, Nefrologia/ Hemodiálise.

Notícias São José