Alongamento: atividade que pode ajudar na flexibilidade muscular
12/08/2015

Alongamento: atividade que pode ajudar na flexibilidade muscular

Fisioterapeuta do HSJosé dá dicas e explica os benefícios de um bom alongamento

 

    Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. De acordo com a Fisioterapeuta do HSJosé, Priscila Casagrande Góes (Crefito 87896), o principal efeito é o aumento da flexibilidade. É muito utilizado em reabilitação como a FISIOTERAPIA e atividades físicas.

“Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a flexibilidade, o que o torna uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade de elasticidade, além de prevenir lesões por ora ou futuras”, ressalta Priscila.

Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independente da idade e da flexibilidade. Mesmo quem apresenta algum problema específico pode fazer alongamentos, mas com menos intensidade. Quando feitos de maneira adequada e bem orientado, os alongamentos trazem os seguintes benefícios:

·         Reduzem as tensões musculares;

·         Relaxam o corpo;

·         Proporcionam maior consciência corporal;

·         Deixam os movimentos mais soltos e leves;

·         Previnem lesões;

·         Preparam o corpo para atividades físicas;

·         Ativam a circulação.

  Neste tipo de ativiadade, a respiração é considerada fundamental, pois quando se respira profundamente, aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.

 

Tipos de alongamentos:

·         Alongamento ativo;

·         Alongamento passivo;

·         Alongamento isométrico;

·         Facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP).

  

Ainda segundo a especialista, os alongamentos não são feitos apenas antes e depois dos exercícios, pois eles servem também para relaxar o corpo e a mente. Os movimentos de alongamentos devem ser feitos até sentir uma tensão no músculo, a partir deste momento relaxe e sustente por 30 a 40 segundos. “Depois disso, é importante fazer o movimento novamente em outra parte do corpo. Ao acordar, quando nos espreguiçamos já estamos fazendo um alongamento, isso ajuda a melhorar o corpo para o dia a dia, proporcionando mais ânimo e preparando o corpo para os possíveis exercícios diários, como uma caminhada até o trabalho por exemplo”, explica a fisioterapeuta.

 

Então não esqueça: O corpo se prepara e fica mais relaxado tanto para quem trabalha em pé ou para quem fica muito tempo sentado. O alongamento é um tipo de exercício que pode ser feito todos os dias, mas deve se tomar alguns cuidados (sempre orientado), pois quando mal feito pode trazer mais danos físicos (lesões), ao invés de benefícios.

 

(FOTOS: ilustrativas do banco de imagem - Serviço de Comunicação HSJosé)

Fotos da notícia

Notícias São José