Acadêmicos de fisioterapia e nutrição divulgam informações sobre Fibrose Cística no HSJosé
05/09/2013

Acadêmicos de fisioterapia e nutrição divulgam informações sobre Fibrose Cística no HSJosé

Criciúma – Acadêmicos do curso de fisioterapia e nutrição da Unesc, divulgam nesta quinta-feira (05/09), em todos os setores do Hospital, informações sobre mucoviscidose, mais conhecida como Fibrose Cística. O objetivo da ação, que acontece no dia nacional de conscientização da doença, é chamar a atenção para as principais características do problema, seu diagnóstico e seu tratamento.
Segundo a professora do curso de fisioterapia da Unesc, Bárbara Lucio Pinto Coelho, fibrose cística ou apenas FC, é uma doença genética grave, sem cura, que afeta as glândulas exócrinas, provocando alterações nos pulmões, pâncreas, fígado e intestino. “O problema aparece por um “defeito” na produção das secreções, que se tornam grossos, e em grande quantidade, prejudicando o bom funcionamento dos órgãos. O muco (secreções) é diferente: espesso e mais pegajoso. Devido a sua forma e consistência, acaba obstruindo vários caminhos que existem no corpo humano, impedindo ou dificultando a passagem de substâncias que são importantes para o crescimento e funcionamento de algumas partes do organismo”, afirma Bárbara.
A incidência da doença, segundo o Ministério da saúde, é de um caso para cada 2.500 nascidos vivos.
No momento da abordagem, além das explicações os estudantes e professores entregarão folders contendo todas as informações necessárias sobre a doença.

--

Katia Farias
SC 2895 JP
Assessora de Comunicação
Hospital São José
(48) 3431 1510
www.hsjose.com.br

Notícias São José