12 médicos concluem programa de residência no HSJosé
19/02/2021

12 médicos concluem programa de residência no HSJosé

   Criciúma – A semana foi de comemoração no HSJosé. Por meio do serviço de residência médica, 12 médicos residentes, concluíram o Programa de Especialização no HSJosé nas áreas de: Anestesiologia , Clínica Médica, Cirurgia Geral e Programa de Pré-requisito em área Cirúrgica Básica e Ortopedia e Traumatologia.

 

     Aberto para médicos de todo Brasil, o programa de residência do HJSosé, iniciou suas atividades em 1999. Desde então, vem formando médicos de diversas especialidades. Em duas décadas de trabalho em educação, o programa já contribuiu para que 225 especialistas concluíssem mais uma etapa na carreira profissional médica; sendo 93 clínicos, 88 cirurgiões gerais, 11 intensivistas, 21 anestesiologistas e 12 ortopedistas e traumatologistas.

     Por meio da Residência Médica, os acadêmicos vivenciam o dia a dia de um grande hospital, acompanhando e sendo orientado pelos médicos preceptores. Hoje, 100 médicos preceptores atuam na entidade e auxiliam médicos residentes com a vivência da rotina diária de uma instituição hospitalar, participando dos acontecimentos no atendimento aos pacientes. Todos os orientadores/professores; tem grande destaque na área da medicina e também atuam no hospital.

 

     No evento que foi transmitido pela primeira vez via canal do Youtube do Hospital, o médico Ortopedista e Traumatologista Dr. Marcelo Beirão, coordenador da Comissão de Residência Médica do HSJosé- COREME, pontuou sobre a importância do processo de residência médica para os formandos. "A Residência Médica, muito nos ensina, prepara e diferencia como médicos e nos entrega ao mercado de trabalho menos temerosos em relação ao nosso despreparo inicial de acadêmicos e por isso, a grande maioria de vocês ainda terá pela frente a terceira etapa da formação que é a subespecialização. Menos temerosos, porque o medo é um sentimento fundamental, especialmente quando tomamos decisões ligadas às esperanças de alguém, mas o medo de que falo, é o medo consciente que gera o estresse natural que estará presente mesmo depois de muitos anos de medicina, na indicação de qualquer tratamento. Vocês terão a oportunidade de observar de que quanto mais experiência e menos impulso, mais restritas serão suas indicações mais invasivas, pois já terão visto na prática o que realmente funciona e devemos fazer em benefício de nossos pacientes”, enfatiza o especialista.

 

Hospital Referência

 

      Por ser referência em Alta Complexidade, por atuar desde a medicina clínica até a resolutividade de procedimentos cirúrgicos de todas as especialidades, o HSJosé oferece durante o período de especialização, muito conhecimento por meio de seu preceptores, nas diversas áreas de atuação da medicina. Auxilia os médicos residentes em seus processos de atividades principalmente no que diz respeito a prática da profissão. “O HSJosé, com mais de 80 anos, é um centro de excelência em formação e especialização médica com os mesmos recursos técnicos presentes nos grandes hospitais do país e corpo clínico com referências em todas as áreas de atuação e recentemente a entidade recebeu o título de acreditação nível 3.

Tivemos em 2020 uma jornada de dor e de aprendizado que muito nos ensinou a sermos outros daqui para frente; e vocês todos, juntos com os demais colegas de residência, tiveram um papel fundamental neste cenário, pois todos trabalharam e aprenderam muito. Registro, em nome da COREME, a nossa gratidão pela sua dedicação sem limites”, pontuou o médico em seu discurso no evento.

 

A formatura com entrega dos certificados, bem como missa de homenagem aos formandos, aconteceu nas dependências do HSJosé com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da entidade: @hospsaojosecriciuma.

     A partir de março 23 novos médicos de diversos Estados, que prestaram prova para ingressar no Programa de Residência do HSJosé iniciam suas atividades na Instituição.

Notícias São José