Residência

É um “espaço de referência da atenção à saúde para alta complexidade, a formação de profissionais de saúde e desenvolvimento tecnológico”. Atualmente 204 hospitais do país estão certificados como hospitais de ensino pelo Programa Interministerial de Certificação dos Ministérios da Saúde e Educação, e dentre eles o Hospital São José.

Objetivo: Garantir, de forma progressiva e planejada, a melhoria da qualidade da atenção à saúde, do ensino, da pesquisa e da gestão oferecidos pelos hospitais de ensino. Garantir a qualidade da formação de novos profissionais de saúde e da educação permanente em saúde para os profissionais já atuantes, priorizando as áreas estratégicas do SUS

RESIDÊNCIA MÉDICA

A Residência Médica é uma modalidade de Ensino de Pós-Graduação destinada aos médicos em forma de especialização, treinamento em serviço, sob a orientação de profissionais médicos e credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) com o processo seletivo para acesso aos Programas de Residência Médica (PRM) realizado anualmente através da ACM/AMRIGS (Associação Catarinense de Medicina e Associação Médica do Rio Grande do Sul).

A Comissão de Residência Médica (COREME) é o órgão responsável pela coordenação, planejamento, avaliação e supervisão de todas as atividades relacionadas com os PRM estando subordinada à CEREM (Comissão Estadual de Residência Médica) e ao CNRM (Conselho Nacional de Residência Médica).

A primeira Comissão de Residência Médica (COREME) do Hospital São José foi instituída no dia 04 de março de 1999 sendo assim constituída:

  • Dr. João de Bona Castelan Filho Coordenador da Cirurgia Geral.
  • Dr. José Rogério Peressoni Castro - Diretor Clínico.
  • Dr. Márcio A. Zaccaron - Diretor Técnico.
  • Dr. Alexandre C. Silvestre representante da equipe de cirurgiões.
  • Dr. Humberto Jorge da Silva representante dos médicos residentes.

  • Atualmente a COREME é composta por 11 profissionais entre membros do corpo clínico, direção e secretária sendo assim composta:

    Coordenador: Dr. Marcelo Beirão
    Vice- Coordenador: Marcelo Brum Vinha

    Supervisores:

    Dr. Eric Benedet Lineburger: Supervisor do PRM em Anestesiologia
    Dr. João, de Bona Castelan Filho: Supervisor do PRM em Cirurgia Geral e Básica.
    Dr. Marcelo Brum Vinhas: Supervisor do PRM em Clínica Médica
    Dr. Marcelo Beirão: Supervisor do PRM em Ortopedia e Traumatologia
    Dra. Elisa Baldessar Barbosa: Supervisora do PRM em Medicina Intensiva

    Membros:

    Direção Geral: Ir. Isolene Lofi
    Dr. Raphael Elias Farias: Diretor Técnico
    Ir. Valcirene da Silva Barbosa: Coordenação de Ensino
    Marisangela Teixeira Gonçalves: Secretária da Coreme
    Dr. Gabriel Santos da Silva: representante dos Médicos Residentes do HSJ

    A Residência Médica em nosso hospital, teve início em março de 1999, com a especialidade de Cirurgia Geral composta por 03 residentes tendo como supervisor o Dr. João de Bona Castelan Filho, sendo os médicos da primeira turma: Dr. Élcio Rogério Kuhnen, Dr. Humberto Jorge da Silva e Dr. Luis André Simon. Somente em 2002 foi criado o Programa de Residência Médica (PRM) em Clínica Médica, com 02 médicos residentes tendo como supervisor Dr. José Albino Souza Filho.

    No ano de 2010 iniciou as atividades do PRM em Anestesiologia com 02 médicos residentes, como supervisor o Dr. Eric Benedet Lineburger.No ano de 2011 foi criado o PRM em Medicina Intensiva com 01 médico residente e tendo como supervisor o Dr. Felipe Dal Pizzol e no ano de 2012 iniciou as atividades com o PRM em Ortopedia e Traumatologia com 02 médicos residentes e como supervisor o Dr. Jiovani Fuzer. Até o momento 208 médicos residentes foram formados desde o início da Residência Médica.

    Atualmente o Hospital São José possui 42 médicos residentes e 05 programas de Residência Médica credenciados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC):

    Especialidades e número de vagas:

  • Anestesiologia: 03 vagas - 01 reserva militar
  • Clínica Médica: 10 vagas
  • Cirurgia Geral: 03 vagas
  • Medicina Intensiva: 02 vagas
  • Ortopedia e Traumatologia: 03 vagas


  • ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS

    Em 1999 o hospital recebeu o título de Hospital Auxiliar de Ensino, porém o Hospital já recebia estagiários desde de o ano de 1975, através um convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina, nesta época os estagiários eram orientados pelo Dr. Albino José de Souza Filho. O estágio curricular é necessário para que o aluno obtenha a experiência mais próxima do trabalho em uma situação real, o estudante tem a oportunidade de vivenciar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

    ÁREAS DE ENSINO HOSPITAL SÃO JOSÉ O Hospital São José oportuniza campo de estágio para alunos de Instituições conveniadas. Hoje o hospital recebe em média 350 estagiários/mês nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem Nutrição Farmácia, Medicina, Serviço Social. Psicologia, Técnico em Radiologia e Técnico em Enfermagem A Instituição interessada deve procurar o Centro de Ensino do HSJOSE para apresentar suas demandas para verificar a possibilidade de firmar o respectivo convênio.

    E-mail: hospital.ensino@hsjose.com.br
    Telefones: (48) 3431-1526 – (48) 3431-1623
    WhatsApp: (48) 9 9654 5883

    Inscrições para Residência médica



    • Inscrições para o Processo Seletivo de Residência médica - 2021/2022

      A previsão para a publicação do Edital de abertura Exame ACM/AMRIGS e Edital Hospital São José será 09/09/2021.
      Período de inscrições 13/09/2021 à 14/10/2021.
      Contato COREME HSJosé: (48) 3431-1526 / wattsApp: (48) 99654-5883