Residência

É um “espaço de referência da atenção à saúde para alta complexidade, a formação de profissionais de saúde e desenvolvimento tecnológico”. Atualmente 204 hospitais do país estão certificados como hospitais de ensino pelo Programa Interministerial de Certificação dos Ministérios da Saúde e Educação, e dentre eles o Hospital São José.

Objetivo: Garantir, de forma progressiva e planejada, a melhoria da qualidade da atenção à saúde, do ensino, da pesquisa e da gestão oferecidos pelos hospitais de ensino. Garantir a qualidade da formação de novos profissionais de saúde e da educação permanente em saúde para os profissionais já atuantes, priorizando as áreas estratégicas do SUS

RESIDÊNCIA MÉDICA

A Residência Médica é uma modalidade de Ensino de Pós-Graduação destinada aos médicos em forma de especialização, treinamento em serviço, sob a orientação de profissionais médicos e credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) com o processo seletivo para acesso aos Programas de Residência Médica (PRM) realizado anualmente através da ACM/AMRIGS (Associação Catarinense de Medicina e Associação Médica do Rio Grande do Sul).

A Comissão de Residência Médica (COREME) é o órgão responsável pela coordenação, planejamento, avaliação e supervisão de todas as atividades relacionadas com os PRM estando subordinada à CEREM (Comissão Estadual de Residência Médica) e ao CNRM (Conselho Nacional de Residência Médica).

A primeira Comissão de Residência Médica (COREME) do Hospital São José foi instituída no dia 04 de março de 1999 sendo assim constituída:

  • Dr. João de Bona Castelan Filho Coordenador da Cirurgia Geral.
  • Dr. José Rogério Peressoni Castro - Diretor Clínico.
  • Dr. Márcio A. Zaccaron - Diretor Técnico.
  • Dr. Alexandre C. Silvestre representante da equipe de cirurgiões.
  • Dr. Humberto Jorge da Silva representante dos médicos residentes.

  • Atualmente a COREME é composta por 11 profissionais entre membros do corpo clínico, direção e secretária sendo assim composta:

    Coordenador: Dr. Marcelo Beirão
    Vice- Coordenador: Marcelo Brum Vinha

    Supervisores:

    Dr. Eric Benedet Lineburger: Supervisor do PRM em Anestesiologia
    Dr. João, de Bona Castelan Filho: Supervisor do PRM em Cirurgia Geral e Básica.
    Dr. Marcelo Brum Vinhas: Supervisor do PRM em Clínica Médica
    Dr. Marcelo Beirão: Supervisor do PRM em Ortopedia e Traumatologia
    Dra. Elisa Baldessar Barbosa: Supervisora do PRM em Medicina Intensiva

    Membros:

    Direção Geral: Ir. Isolene Lofi
    Dr. Raphael Elias Farias: Diretor Técnico
    Ir. Valcirene da Silva Barbosa: Coordenação de Ensino
    Marisangela Teixeira Gonçalves: Secretária da Coreme
    Dr. Gabriel Santos da Silva: representante dos Médicos Residentes do HSJ

    A Residência Médica em nosso hospital teve início em março do mesmo ano com a especialidade de Cirurgia Geral com 03 residentes tendo como supervisor o Dr. João de Bona Castelan Filho sendo os médicos da primeira turma: Dr. Élcio Rogério Kuhnen, Dr. Humberto Jorge da Silva e Dr. Luis André Simon. Somente em 2004 foi credenciado o Programa de Residência Médica (PRM) em Clínica Médica com 02 médicos residentes tendo como supervisor Dr. José Albino Souza Filho. No ano de 2011 foi credenciado o PRM de Medicina Intensiva com 01 médico residente e tendo como supervisor o Dr. Felipe Dal Pizzol.

    No ano de 2012 foi credenciado o PRM de Ortopedia e Traumatologia com 02 médicos residentes e como supervisor o Dr. Jiovani Fuzer. Em 2014 foi credenciado o PRM de Anestesiologia com 02 médicos residentes e como supervisor o Dr. Eric Benedet Lineburger. Até o momento 208 médicos residentes foram formados desde o início da Residência Médica.

    Atualmente o Hospital São José possui 42 médicos residentes e 05 programas de Residência Médica credenciados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC):

  • Cirurgia Geral e Básica com 07 vagas.
  • Clínica Médica com 10 vagas.
  • Medicina Intensiva com 02 vagas.
  • Anestesiologia com 06 vagas.
  • Ortopedia e Traumatologia com 03 vagas.


  • ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS

    Em 1999 o hospital recebeu o título de Hospital Auxiliar de Ensino, porém o Hospital já recebia estagiários desde de o ano de 1975, através um convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina, nesta época os estagiários eram orientados pelo Dr. Albino José de Souza Filho. O estágio curricular é necessário para que o aluno obtenha a experiência mais próxima do trabalho em uma situação real, o estudante tem a oportunidade de vivenciar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

    ÁREAS DE ENSINO HOSPITAL SÃO JOSÉ O Hospital São José oportuniza campo de estágio para alunos de Instituições conveniadas. Hoje o hospital recebe em média 350 estagiários/mês nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem Nutrição Farmácia, Medicina, Serviço Social. Psicologia, Técnico em Radiologia e Técnico em Enfermagem A Instituição interessada deve procurar o Centro de Ensino do HSJOSE para apresentar suas demandas para verificar a possibilidade de firmar o respectivo convênio.

    E-mail: hospital.ensino@hsjose.com.br
    Telefones: (48) 3431-1526 – (48) 3431-1623
    WhatsApp: (48) 9 9654 5883

    Inscrições para Residência médica



    • Edital Processo Seletivo Médicos Residentes Hospital São José / Criciúma-SC - ACM/AMRINGS Clique aqui para baixar
    • Informações sobre Processo Seletivo 2020/2021

      A previsão para a publicação do Edital de abertura Exame ACM/AMRIGS e Edital Hospital São José será 09/09/2020.
      Período de inscrições 14/09/2020 à 14/10/2020.

      Contato COREME HSJosé: (48)34311526 / wattsApp: (48)996545883