Violão e Violino darão novo
24/08/2016

Violão e Violino darão novo "Tom" aos corredores do HSJosé

 
 
Criciúma - Alguns filósofos já diziam, o que a música significa para o ser humano:
Aristóteles: "A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima de sua condição".
Friedrich Nietzsche: "Sem música a vida não faria sentido".
Platão: "Ao longo dos anos, os antigos encontraram uma boa receita para a educação: ginástica para o corpo e música para a alma".
Pensando em trazer um pouco mais de alento aos pacientes, acompanhantes, colaboradores e médicos, o HSJosé promove constantemente apresentações musicais dentro da instituição. Desde sua implantação, o projeto “Música ao coração” visa mostrar a todos que passam pelo hospital, que a música contribui significativamente para melhora, autoestima e bem-estar dos pacientes.
“Muitos estudos já comprovaram a influência positiva da música na terapêutica dos pacientes. Ela acessa sentimentos e emoções em todo tipo de pessoas, dos mais rígidos aos mais sensíveis, facilitando as expressões, dizendo o que às vezes não se consegue dizer, mas precisa. A música conecta e alivia, precisamos mais dela nos ambientes de saúde” explica Josiane Javorski, psicóloga do HSJosé.
Desde o início do ano, cinco apresentações já aconteceram no hospital, mas, este mês, muitos músicos procuraram a instituição para participar do evento. Na próxima semana, o projeto completa um ano. Por este motivo, os organizadores resolveram abrir a agenda para mais de uma apresentação. Esta será a segunda apresentação no mês de agosto. Músicos voluntários se sensibilizaram tanto com o projeto, que procuraram o hospital para fazer suas apresentações, e certamente alegrar mais o ambiente, onde a ansiedade “anda” colada as pessoas.
“A grande maioria do público que vem ao hospital é porque está com algum problema de saúde. Os familiares também sofrem com isso, mas quando temos algo no hospital acontecendo, como este projeto musical, percebo que as pessoas mudam o olhar, ficam surpresas. Tenho certeza que algo dentro delas é transformado. A música faz bem, alegra a alma. Desde que o projeto iniciou, fui em todas as apresentações e todas foram belíssimas”, declara Monique Medeiros, designer do HSJosé.
A próxima atração será o professor e músico Moisés de Souza, que fará uma apresentação com violão e violino em diversos setores. Em março, o músico veio ao HSJosé para uma apresentação com a Orquestra e Coral do Bairro da Juventude. Sensibilizado com a causa, colocou-se à disposição para fazer apresentações. “Entendo a música como uma linguagem universal dada por Deus à humanidade. Podemos não conhecer quem nos ouve tocar, não sabemos a real situação do que cada pessoa está vivendo, mas sei que através da música podemos comunicar conforto, amor, fé e esperança aos que nos ouvem”, declara Souza.
A apresentação é promovida especialmente para os pacientes internados e para seus acompanhantes, bem como colaboradores e médicos, porém, aberta ao público em geral que admira e quer ouvir música de qualidade. A ação acontece nesta sexta-feira (26/08), às 11h30min, no hall da entrada principal. Logo depois, o músico deve percorrer alguns setores do HSJosé, onde os pacientes não podem sair, devido ao estado de saúde em que se encontram. O Projeto Música ao Coração do HSJosé recebe músicos voluntários dos mais variados gêneros, que querem com seu talento, alegrar as pessoas.
 
Informações pele telefone 34311510.

Fotos da notícia

Notícias São José