Sétima captação de órgãos é realizada no HSJosé
27/10/2014

Sétima captação de órgãos é realizada no HSJosé

Criciúma – De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (24), nos primeiros seis meses deste ano, o Brasil já realizou 11,4 mil transplantes. Desses, 6,6 mil foram cirurgias de córnea, 3,7 mil de múltiplos órgãos (coração, fígado, rim, pâncreas e pulmão) e 965 de medula óssea.

    O número de doadores tem aumentado significativamente, resultado da conscientização das pessoas, bem como do intenso trabalho feito pelas Comissões responsáveis pela captação de órgãos nos centros autorizados pelo serviço.

Ontem (26-10), a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos para Transplantes – CIHDOTT do HSJosé, realizou a sétima captação de órgãos do ano. Um homem de 57 anos, natural de Araranguá, após sofrer um acidente automobilístico, e ter sido constatado traumatismo craniano grave, foi o doador. Apesar da triste situação para todos os familiares, S.R.R,  fez aumentar o número de doadores no Brasil. Após a confirmação da morte encefálica relatada pelo neurocirurgião Drº. André Nesi, esposa e filha autorizaram a doação de órgãos. Na cirurgia realizada pelos médicos Drº Nehad Yusuf Nimer - cirurgião geral/ HSJ, Drº Gilberto Kremer - Cirurgião Geral - HU Florianópolis, Drº Paulo Rodrigo de Abreu - Anestesiologista/ HSJ e Equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico e CIHDOTT do HSJ, foram retirados rins e córneas do paciente.

É importante ressaltar, que qualquer pessoa pode se tornar um doador de órgãos. Em vida é possível doar rins, parte do fígado, da medula óssea ou pulmão. No caso de doadores falecidos, com a constatação de morte encefálica, é possível doar fígado, rins, pâncreas, córnea, coração,ossos, e até pele. Porém as doações só podem acontecer com a autorização dos familiares.

Avise sua família sobre sua intenção de se tornar um doador de órgãos.

Notícias São José