Quinta captação de órgãos é realizada no HSJosé
13/06/2016

Quinta captação de órgãos é realizada no HSJosé


 
Criciúma - Aconteceu neste final de semana a quinta captação de órgãos do ano no HSJosé. O doador foi um homem de 61 anos, natural de Balneário Arroio do Silva. E.J.A, teve Hemorragia Subaracnóide. Após o incidente, foi constatada a morte encefálica do paciente.
As enfermeiras Franciele Kreutz e Jaqueline Martins, da Comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes – CIHDOTT, abordaram os familiares para saber sobre o interesse deles e permitir a doação dos órgãos do familiar. A doação foi autorizada. Foram retirados do paciente rins, fígado e um globo ocular.
O procedimento foi realizado pelo médico Luiz Henrique Pacheco, da SC transplantes de Florianópolis, que recebeu o apoio de enfermeiros de diversos setores da Instituição como UTI cardiovascular, centro cirúrgico e demais serviços de apoio.
No Brasil, para ser um doador, os familiares precisam ser informados. São eles que irão autorizar ou não a doação de órgãos após a constatação da morte encefálica.
Se você tem este desejo, é importante avisar sua família sobre essa decisão e pedir que seu desejo seja atendido.
Os órgãos que podem ser captados após confirmação da morte encefálica são: coração, pulmões, rins, pâncreas, fígado, intestinos, ossos, tendões, córneas e pele.

Notícias São José