Pacientes da Oncopediatria do HSJosé entram em clima Junino
28/06/2016

Pacientes da Oncopediatria do HSJosé entram em clima Junino

 

Criciúma - Cerca de oito crianças atendidas no Serviço de Oncopediatria do HSJosé puderam substituir o ambiente hospitalar, as agulhas e as cansativas horas de quimioterapia e radioterapia, por uma tarde alegre, divertida e saborosa.

     A equipe multidisciplinar do hospital teve a iniciativa de preparar um momento diferente para os pacientes.

Caracterizados, os pacientes mirins e seus familiares participaram de um arraial junino de confraternização, realizado no próprio corredor do andar de internação.

A ação teve um único objetivo, oferecer lazer e diversão para crianças com câncer e trazer mais qualidade de vida para o enfrentamento da doença.

Segundo Morgana Carboni, uma das enfermeiras do serviço, oferecer lazer e diversão para crianças em tratamento, é uma forma de fazer com que pacientes e familiares possam esquecer momentaneamente suas rotinas. “Ver a alegria dessas crianças, não tem preço”, relata a enfermeira.

     O Arraial teve decoração especial (Criativa Eventos), comidas típicas, muita pipoca, dança e até pescaria.

“As crianças ficam muito felizes com ações como esta. O que estas pessoas da oncopediatria fazem por nossos filhos, não tem explicação, é demais”, descreve Cléia Lessa Caetano, mãe do pequeno Kelvin de três anos, que esta em tratamento no hospital.

     Todos os pacientes que fazem tratamento na Oncologia Pediátrica do HSJosé foram convidados para participar da festa.

De acordo com a médica oncologista pediátrica Juliana Bitencourt , é extremamente benéfico para crianças que estejam em tratamento contra o câncer a promoção da socialização e da diversão. “ Estas ações são especiais para as crianças. Estes momentos deixam o dia delas mais leve, além de melhorar o índice de adesão aos tratamentos”, relata a médica.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA, no Brasil, cerca de 10 a 12 mil crianças possuem câncer, sendo que, por ano, nove mil novos casos são descobertos. Ainda de acordo com o INCA, o tipo mais comum da doença na população infantil é a leucemia, que ataca os glóbulos brancos do sangue, e que abrange 29% dos casos. O número representa cerca de 3,2 mil pessoas com a doença. O segundo câncer pediátrico mais comum é o linfoma, que ataca o sistema linfático, com 15,5% dos casos.

     O serviço de oncopediatria do HSJosé atende em média cerca de 10 pacientes por semana, além dos pacientes que ficam internados para tratamento na Instituição.

Em 2015 foram cerca de 1980 atendimentos (ambulatoriais e tratamento).

Cada criança recebe um tipo de tratamento específico de acordo com seu problema. O tempo de uma sessão varia conforme a gravidade e o tipo da doença tratada, mas podem chegar a até 12 horas.

Fotos da notícia

Notícias São José