Nona captação do ano é realizada no HSJosé
28/08/2015

Nona captação do ano é realizada no HSJosé

Criciúma – A Comissão Intra-hospitalar de doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HSJosé, realizou hoje mais uma captação de múltiplos órgãos. O doador foi um homem de 34 anos, morador de Criciúma, que teve constatação de morte encefálica hoje pela manhã.

     Foram retirados do paciente rins, fígado, córneas e coração.

O Coração foi retirado pelo médico cirurgião geral do Instituto do Coração – Incor de São Paulo, Dr. Ronaldo Honorário Barros dos Santos, que seguiu após o procedimento para São Paulo, onde um doador já espera para receber o “novo” coração. “ Para um procedimento como este, precisamos montar uma operação de guerra. Preparamos uma logística bem grande para que o paciente que precisa da doação, faça o transplante em tempo hábil. Um coração pode “esperar” para ser transplantado até quatro horas apenas. Acho esta ação um ato nobre da família. Mesmo perdendo um familiar querido, apesar da dor; tomaram uma decisão significativa. Com a decisão deles, é possível salvar mais cinco, seis vidas. Porém, se não fosse toda esta logística e principalmente a decisão da família, nada disso poderia acontecer”, relata o cirurgião.

   Rins e córneas do paciente seguiram para a Central de Transplantes de Florianópolis, já o fígado foi direcionado para o Hospital São José de Joinville, onde um paciente também aguardava para o transplante.

Participaram ainda do procedimento, os médicos Franco Haritsch, cirurgião geral do HSJosé de Joinville, e o anestesiologista Bruno Menezes do HSJosé de Criciúma, além da equipe de enfermagem da CIHDOTT e equipe do centro cirúrgico do HSJosé.

O transporte para que o coração chegasse em segurança ao aeroporto teve o auxilio da policia militar de Criciúma.

 

   Para ser um doador você precisa apenas avisar seus familiares, qualquer pessoa pode se tornar um doador de órgãos.

Em vida é possível doar rins, parte do fígado, pulmão e medula óssea. No caso de doadores falecidos, com a constatação de morte encefálica, é possível doar fígado, rins, pâncreas, córneas, coração, ossos, válvulas cardíacas e até pele. Porém, as doações só podem acontecer com a autorização dos familiares.

 

Lembre-se: avise sua família sobre sua intenção de se tornar um doador de órgãos.

Fotos da notícia

Notícias São José