Infecção em Prótese de quadril é tema de encontro Científico
19/07/2017

Infecção em Prótese de quadril é tema de encontro Científico

Encontro da Sociedade Brasileira de Quadril vai reunir grandes nomes da ortopedia regional e irá abordar informações sobre prevenção e tratamento

Criciúma - O Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HSJosé traz para Criciúma pela primeira vez, o encontro da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Quadril que será realizado nos dias 04 e 05 de agosto, na ACIC. 
O tema do encontro será: Infecções em Artroplastia de Quadril (prótese de quadril), e objetivo é trazer discussões sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento.

     De acordo com um dos organizadores do evento, Dr. Rodrigo Scheidt (CRM 12524/RQE 8638), “A cirurgia de prótese de quadril é considerada a cirurgia de melhor resultado e satisfação do paciente dentro de toda a ortopedia. O procedimento é realizado em casos de fratura do quadril ou em casos onde ocorreu o desgaste da articulação. O número de procedimentos vem aumentando com o envelhecimento da população e expectativa de vida. A infecção neste tipo de cirurgia tem uma incidência em torno de 2% a 5%; portanto, não é frequente”, ressalta Scheidt.
Dr. Evandro Nicolau (CRM 9641/RQE4220), organizador do evento também; quando ocorre este tipo de situação, na maioria das vezes, o diagnóstico é difícil. “O tratamento é dispendioso e gera um sofrimento ao paciente, familiares e aos profissionais que acompanham o paciente. Em alguns casos é necessário a retirada da prótese, o que causa uma incapacidade muito grande ao paciente”, aponta Nicolau.

     Estes e outros esclarecimentos serão apresentados no encontro, além da troca de informações entre os profissionais.
O encontro irá reunir especialistas em cirurgia do quadril do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná.
Entre os convidados principais está o Dr. Mauro Salles, infectologista especialista em infecção em artroplastia, e o Dr. Walter Riccioli Júnior, cirurgião de quadril da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

     O público alvo são médicos infectologistas, ortopedistas, clínicos e residentes de ortopedia e clinica medica, além dos demais profissionais da saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, alunos da UNESC.
A entrada no evento é gratuita e a inscrição poderá ser feita no dia. Informações e esclarecimentos podem ser feitos pelo telefone: 34311783.

Notícias São José