HSJosé tem à disposição novos equipamentos para controle da dor
11/04/2016

HSJosé tem à disposição novos equipamentos para controle da dor

 

Criciúma – Implantado em 2014 no HSJosé, o Serviço de dor aguda, tem trazido excelentes resultados para o tratamento da dor, em pacientes que realizaram procedimento cirúrgico no hospital.

O procedimento permite que o paciente controle a dor que está sentindo no pós-operatório. Todo processo é supervisionado por um médico anestesiologista; mas o paciente tem nas mãos, um parelho que, ao ser acionado, libera uma dose extra de medicamento para aliviar a dor aguda.

     Uma equipe de enfermeiros foram treinados especificamente para agir quando necessário.

Os equipamentos são disponibilizados por uma empresa, e conforme a necessidade do hospital e sua demanda, o aparelho é solicitado e utilizado pelo Serviço de Dor do HSJosé.

No início da implantação, o hospital tinha à disposição cinco aparelhos, agora cinco novos e mais modernos equipamentos estão disponíveis aos pacientes.

     O procedimento consiste em um equipamento com uma bomba, que armazena a medicação necessária para o paciente, e um aparelho onde é possível programar a quantidade de medicação que determinada pessoa vai precisar. Com um controle em mãos, o paciente consegue apertar um botão e receber medicação caso ele venha ter uma dor aguda.

Dr. Eric Benedet Lineburger (CRM 12695), é médico anestesiologista, e responsável pela implantação do serviço no HSJosé, ele e afirma que o serviço, contribui significativamente para uma melhor recuperação do paciente. "O controle da dor no pós-operatório diminui complicações importantes como pneumonia, infarto do miocárdio, por exemplo; isso em pacientes submetidos a cirurgias mais complexas. Além de tudo, diminui o tempo de internação", enfatiza o especialista.

Lineburguer afirma ainda, que ter informações sobre os níveis de dor do paciente colaboram para a observação e assistência prestada pela equipe da dor.  Os pacientes que são atendidos pelo serviço, diminuem os efeitos colaterais, a ocorrência de prurido, sedação e náuseas. “Os pacientes recebem mais informações quanto ao controle da dor, ficam satisfeitos com o método, conseguem descansar mais e ter assim uma melhor recuperação pós-operatória, e como consequência recebem alta mais rapidamente”, completa Dr. Eric.

Com o serviço, o Hospital esta em um novo patamar de excelência no que diz respeito ao cuidado com os pacientes.

Fotos da notícia

Notícias São José