HSJosé promove nova edição do projeto Sob medida
18/04/2016

HSJosé promove nova edição do projeto Sob medida

Serviço de oncologia retoma projeto para auxiliar pacientes oncológicos no controle de peso
 
Criciúma – Com o objetivo de incentivar pacientes oncológicos em tratamento, com excesso de peso a cuidarem da saúde, a equipe multidisciplinar do HSJosé criou o projeto Sob Medida.
O projeto existe desde 2014 e desde então, todos os anos uma nova edição é realizada. O principal objetivo do projeto é auxiliar pacientes com excesso de peso em tratamento, nos serviços de radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia da Unacon, a terem hábitos e uma alimentação adequada.
Serão seis encontros até o fim do ano, onde em cada encontro, os pacientes serão orientados sobre a melhor e mais adequada forma, de manter o peso ideal ou a maneira mais correta de perder o peso adquirido durante o tratamento.
O programa tem o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e médicos; quando necessário; para auxiliar e repassar informações ao grupo de pacientes que participarem do projeto.
Os pacientes terão um encontro por mês.
Hoje 18-04, às 14h, acontece uma reunião para informar aos interessados, como será o andamento do grupo este ano. O encontro acontece na recepção do serviço de Quimioterapia. O primeiro encontro para avaliação e início das orientações acontece no dia 28/04 às 14h.
Com a indicação do médico responsável ou encaminhamento da equipe multidisciplinar, qualquer paciente em tratamento oncológico pode participar da ação. O projeto tem duração de seis meses e todos os pacientes passam por uma avaliação com a nutricionista. Após a avaliação, os pacientes recebem todas as informações necessárias de como prosseguir com alimentação e outras atividades caso haja possibilidade.
“Fazemos uma avaliação inicial com os pacientes encaminhados, analisamos suas necessidades e depois programamos as atividades/orientações/intervenções que irão acontecer durante os encontros. O grupo de apoio acontece uma vez por mês, e já estamos no terceiro ano. Nestes encontros, conversamos ainda sobre as dificuldades e conquistas de cada um dos pacientes”, relata a nutricionista do HSJosé Leila Viana.
A nutricionista relata, que devido que devido à problemática do ganho de peso adquirida por alguns pacientes, durante o tratamento oncológico, se faz necessário a realização de encontros como este; que visem promoção da saúde, por meio do grupo de apoio. “Neste contexto, podemos discutir com os pacientes, informar, refletir, intervir quando necessário, auxiliando assim, no tratamento e melhora da qualidade de vida dos participantes”, finaliza Leila.

Notícias São José