HSJosé faz treinamento especial para novos colaboradores haitianos
22/08/2014

HSJosé faz treinamento especial para novos colaboradores haitianos

HSJosé faz treinamento especial para novos colaboradores haitianos

 

Criciúma– Haitianos chegam ao HSJosé em busca de novas oportunidades de trabalho. Na última semana quatro imigrantes africanos entre homens e mulheres foram contratados.

     A entrada de Ganeses e Haitianos na região tem chamado a atenção de autoridades e sociedade em geral. Em Criciúma o número de estrangeiros, segundo a secretaria de assistência social, já chega perto de 600 pessoas.

Sempre em busca de melhores condições e oportunidades de trabalho para recomeçarem a vida, esta “nova população” tem se identificado com o município. A busca por emprego se dá nas mais diversas áreas, pois segundo os estrangeiros oque eles realmente querem, é um trabalho, para garantir uma melhor qualidade de vida.

    No HSJosé além dos serviços de assistência médico-hospitalar, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, outros setores de apoio também fazem parte do bom funcionamento da Instituição que existe há 78 anos em Criciúma.

Os setores de apoio como marcenaria, pintura, elétrica e higienização, são os mais procurados por ganeses e haitianos. Com algumas vagas em aberto, o Serviço de Desenvolvimento Humano da Instituição realizou um processo seletivo com diversos candidatos, entre estes, quatro haitianos que passaram por uma seletiva, e foram contratados na última semana.

      Todo novo colaborador antes de iniciar suas atividades precisa passar por um treinamento. Na ocasião conhecem o funcionamento e regras do Hospital, com diversas pessoas que também irão fazer parte do quadro de funcionários. No caso dos haitianos o processo foi diferente, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMET organizou um procedimento de integração sobre segurança apenas com os estrangeiros, devido à dificuldade de compreensão da língua portuguesa.

Para contribuir com as explicações, os responsáveis pelo treinamento, contaram com a ajuda de um colaborador haitiano contratado há seis meses que já entende e fala um pouco de Português. Para tradução no momento da integração um outro colaborador, o auxiliar de cozinha Jonas Santana Moreira, que morou três anos na França contribuiu também para que a comunicação acontecesse da melhor forma. Jonas tem colaborado com a Prefeitura de Criciúma na abordagem de outros estrangeiros.

     O treinamento durou pouco mais de duas horas e todas as informações necessárias referente a segurança, puderam ser repassadas sem muitos problemas.

Ao final, os novos colaboradores seguiram até a Direção do HSJosé para conhecer as irmãs que administram o hospital; na conversa, contaram um pouco da realidade que viveram. As religiosas desejaram sucesso aos novos funcionários. “Desejamos as boas vindas para todos e que consigam um reestabelecimento logo, queremos que contem conosco”, declarou Irmã Líbera Mezzari, Diretora Geral da Instituição.

De acordo com os responsáveis pelo SESMET, a intenção é que em 15 dias um novo treinamento de reciclagem seja realizado, para esclarecer dúvidas que surgirem no período de trabalho.

 

Solidariedade

Em pouco tempo de convivência com os novos colegas, e já observando algumas necessidades, um grupo de funcionários arrecadou roupas de frio e cobertores para doar aos novos colaboradores. O grupo não estava acostumado com o frio que faz na região e já passava por dificuldades. “Conversamos com as pessoas do nosso próprio setor e conseguimos trazer doações para eles. “Ajudar não custa nada, muito pelo contrário só faz bem”, enfatizou Luana Roecker, enfermeira responsável pelo SESMET do HSJosé.

 

Katia Farias
Assessora de Comunicação
(SC2895JP)
(48)34311510

Notícias São José