HSJosé faz quinta captação de órgãos em menos de uma semana
21/07/2014

HSJosé faz quinta captação de órgãos em menos de uma semana

HSJosé faz quinta captação de órgãos em menos de uma semana

 

Criciúma – O HSJosé por meio de sua Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, realizou ontem (20/07), suaquinta captação de múltiplos órgãos.

O doador foi um jovem de 16 anos que sofreu um atropelamento na semana passada, e teve traumatismo crânio encefálico.

    O procedimento foi realizado após a confirmação da morte encefálica pelo neurocirurgião Dr. André Nesi, por meio do exame de arteriografia.

O pai mesmo na dor, aceitou a doação com uma única finalidade, a de seu filho poder ajudar outras pessoas a viverem.

Foram retirados rins, córneas, pâncreas e fígado. Participaram do procedimento o anestesista Edson Durães e o cirurgião Nehad Yusuf Nimer, do HSJosé, Dr. Fernando Miranda do Hospital Universitário e Dr.Fabio Porto do Paraná.

 


Importante
Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito. O fundamental é conversar com a própria família e deixar bem claro o seu desejo. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. A doação de órgãos é um ato pelo qual o doador manifesta a vontade de que, a partir do momento da constatação da morte encefálica, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas.

 
 
--
 
Katia Farias
Assessora de Comunicação
(SC2895JP)
(48)34311510

Notícias São José