Em menos de uma semana, duas captações de múltiplos órgãos aconteceram no HSJosé
29/06/2017

Em menos de uma semana, duas captações de múltiplos órgãos aconteceram no HSJosé

 

Criciúma – Aconteceu nesta manhã, a sexta captação de órgãos do ano no HSJosé. Esta foi a segunda captação de múltiplos órgãos realizada em menos de uma semana na Instituição.    

     O doador um homem de 60 anos morador de Cocal do Sul, chegou ao hospital devido a um acidente vascular encefálico isquêmico.

O diagnóstico de morte encefálica foi constatado pela médica neurologista Dra. Gisele Borges de Medeiros (CRM 8552 / RQE 3024), após a realização de todos os exames necessários e precisos.

As enfermeiras da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do hospital, Franciele Kreutz e Jaqueline Martins foram as responsáveis por explicar aos familiares sobre a importância da doação; após esclarecimentos os familiares permitiram a captação dos órgãos.

O médico Aldo Elias Kyoshi Takano de Saidneuy (CRM 15057), de Florianópolis, realizou o procedimento. Foram captados, globo ocular, rins e fígado. O procedimento contou também com a participação das enfermeiras Amanda Cândido e Renata Mendes.

     Todo processo para captação de órgãos é realizado da mesma maneira e cuidado que qualquer tipo de cirurgia. Os padrões de qualidade são mantidos, bem como a agilidade para a conclusão do processo.

 

Mesmo na dor, é importante salientar que doar órgãos é um gesto de amor ao próximo. Um doador pode salvar até 10 pessoas.

Lembre-se, doar órgãos pode salvar vidas.

Avise sua família sobre sua intenção de se tornar um doador de órgãos.

 

Notícias São José