Comitê de produtos para saúde do HSJosé passa por qualificação
14/07/2016

Comitê de produtos para saúde do HSJosé passa por qualificação

Criciúma - Em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o programa “Aliança mundial para segurança do paciente”. Em 2007/2008, outro projeto sobre a segurança da assistência cirúrgica com o intuito de aumentar os padrões de qualidade destes serviços em Instituições hospitalares, também foi criado. Em 2007, este movimento foi aderido no Brasil. Desde então, novas regras e normativas são estabelecidas, para que haja uma melhor atenção ao paciente; e o HSJosé vem seguindo estes critérios desde então.

Visando sempre excelência nos serviços prestados, o HSJosé busca diariamente a qualificação de seus profissionais bem como, melhorar a qualidade de seus serviços.

     Para manter-se atualizado e continuar seguindo os padrões estabelecidos, responsáveis pelo Comitê de Processamento de Produtos para Saúde da Instituição; que identificam as melhorias nos processos cirúrgicos do hospital estão participando de diversas visitas técnicas em empresas fornecedoras de produtos de saúde. O objetivo da visita, é avaliar a qualidade dos produtos e equipamentos disponibilizados, para desta forma então, avaliar se as práticas utilizadas pelas empresas fornecedoras possuem padrões de qualidade, conforme exigências do HSJosé.

     Na visita técnica integrantes do comitê, conseguem avaliar e verificar relatórios de boas práticas, registros, protocolos e licenças para realizar o trabalho, além de conhecer e visitar toda estrutura física da empresa, que deve estar dentro das normas da legislação vigente (RDC 15).

Ao todos serão cinco visitas técnicas até o fim deste ano.

“Estas visitas são muito importantes, pois verificamos em loco se estas empresas são certificadas e seguem regras e padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e ANVISA; consequentemente, conseguimos visualizar se estamos seguindo também os padrões exigidos. A troca de experiências é significativa”, enaltece Maria Madalena Santiago, enfermeira coordenadora da Comitê de Processamento de Produtos para Saúde do HSJosé.

O fluxo de materiais utilizados é intenso na instituição; mensalmente cerca de 2000 itens são reprocessados, por isso a necessidade de melhorias constantes no setor.

Atualmente o HSJosé tem fluxo cirúrgico de 732 procedimentos de Alta e Médica complexidade mensalmente. Para este fluxo, a Central de Materiais Esterilizados – CME; setor que faz a distribuição de material estéril para todo o hospital, garantindo a qualidade e contribuindo para a prevenção e controle da infecção hospitalar, precisa funcionar 24h por dia.

     O serviço atende em uma área com 180 metros quadrados; centro cirúrgico, centro obstétrico, emergência cardiológica e UTI. Esta unidade está dividida em área de recepção e lavagem, preparo, desinfecção, esterilização, estocagem e distribuição de materiais, estando de acordo com o projeto físico funcional recomendado pela legislação vigente.

Para o próximo ano o HSJosé tem como projeto a transferência do serviço para o novo prédio, que está sendo construído anexo ao hospital.

O novo prédio terá um total de 5,5 mil metros quadrados, deste espaço, 350 metros quadrados será para a nova CME.

O prédio irá contemplar ainda oito novas salas cirúrgicas, 20 novos leitos de UTI, 24 novos leitos de internação, além de todo centro de apoio.

Notícias São José