Colaboradores do HSJosé apresentam sugestões de melhorias para Instituição
06/07/2017

Colaboradores do HSJosé apresentam sugestões de melhorias para Instituição

No primeiro encontro do ano, equipes de melhorias apresentaram ideias para qualificar ainda mais os serviços oferecidos pelo hospital

 

     Criciúma - As melhorias em qualquer Instituição precisam ser constantes, ainda mais quando a entidade cuida de pessoas.

Estas atualizações remetem também a otimização de recursos, na qualificação e no aperfeiçoamento dos serviços disponibilizados; sempre com o objetivo de diminuir os erros, aumentar a qualidade, melhorar o desempenho e a produção; promover a união entre os colaboradores com seu próprio trabalho, gerar estudo e conhecimento, melhorar o espírito de equipe e capacitar pessoas.

    

 O Círculo de Controle da Qualidade (CCQ) - Equipes de Melhorias do HSJosé, busca diariamente maneiras de trazer orientações para todos os setores da Instituição. Os trabalhos desenvolvidos são resultados de criações e ideias elaboradas pelos próprios colaboradores com o intuito de promover um funcionamento ainda mais eficaz no Hospital.

     E é neste sentido que as 18 equipes de melhorias formadas por colaboradores do HSJosé tem feito a diferença nestes sete anos de existência.

Esta semana os grupos surpreenderam a direção do Hospital e mostraram que realmente estão engajados na causa e disponíveis para colaborar com a Instituição a qual fazem parte. Em uma das sugestões propostas estava a ideia de um “Suporte Crânio/Pescoço”, para os procedimentos de radioterapia. O suporte permite uma melhor fixação do paciente na maca, evitando que o mesmo precise ser reposicionado durante a aplicação. São sugestões desta natureza que as equipes, compostas pelos colaboradores elaboram e apresentam para uma possível viabilização dentro da Entidade.

     

Os encontros para apresentação de ideias acontecem duas vezes ao ano, onde mais de 100 colaboradores expõem a direção, gerentes de setores e colaboradores em geral, sugestões de melhorias já implantadas. Além das ideias, as equipes demonstram formas de aplicação do projeto, valores de investimento ou sugestões de economia.

     As propostas são dos mais variados gêneros e de todos os serviços oferecidos; não é necessário que apenas as pessoas de determinado setor sugira algo para seu próprio local de trabalho. Todos os integrantes das equipes podem elaborar ideias para os outros segmentos.

“Muitas ações que utilizamos dentro do hospital são propostas destas equipes que vivem e transitam pelo hospital diariamente e ficam atentos aos problemas da rotina. Em suas observações avaliam, estudam e planejam a viabilidade para apresentação de alguma melhoria. A ideia é avaliada pelos responsáveis dos setores em questão. Caso a ideia seja aprovada, sequentemente passa a ser implantada pela própria equipe e utilizada”, destaca Márcia Campos, responsável pelo setor de qualidade do HSJosé.

De acordo com a coordenadora, no último trimestre as equipes registraram 71 sugestões de melhorias para o hospital, algumas ainda continuam em análise e outras estão em processo de implantação.

 

Todos estes trabalhos tem como objetivo incentivar as pessoas, a explorar seu potencial criativo, bem como envolver as pessoas e divulgar as sugestões realizadas pelas equipes.

“Os grupos de melhorias do Hospital São José deram um show de comprometimento com a Instituição, uma demonstração de consciência do dever pessoal e de engajamento em grupo; uma real compreensão de cidadania e criatividade. São pessoas que fazem acontecer a mudança. Estão de parabéns”, destacou Irmã Líbera Mezzari, diretora Geral do HSJosé.

     

O HSJosé tem trabalhado fortemente na gestão de seus custos e as equipes estão sendo fundamentais na busca e conquista das metas estipuladas.

O Programa CCQ foi implantado na instituição em 2010 e desde então, aproximadamente 400 ideias já foram implantadas.

Notícias São José