18 crianças são atendidas no X Mutirão de cirurgia pediátrica no HSJosé
08/05/2016

18 crianças são atendidas no X Mutirão de cirurgia pediátrica no HSJosé


Criciúma - Cirurgiões pediátricos de todo Brasil, estiveram engajados na décima edição do Mutirão de Cirurgia Pediátrica no último sábado (07/05).

O objetivo da ação é diminuir a fila de espera e garantir saúde para crianças que necessitem de intervenção cirúrgica.

     O HSJosé foi um dos únicos hospitais de Santa Catarina que participou do Mutirão; conseguindo realizar 18 cirurgias em um só dia.

“O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, e acontece uma vez por ano. São procedimentos de média complexidade, não tão graves, de doenças que podem causar sintomas, como fimose, hérnias, colelitíase ( pedra na vesícula), etc; que trazem desconforto para os pacientes. E saber que estas crianças já vão ficar provavelmente curadas logo após a cirurgia, é um alento, uma satisfação para gente” ressalta Dr. Christian Prado, cirurgião pediátrico.

Mesmo com a ansiedade pela realização de uma cirurgia com os filhos, as mães que aguardavam o momento da chamada, para subir ao centro cirúrgico, puderam ser tranquilizadas pela própria equipe de profissionais do hospital, que preparou o ambiente com todo carinho e trouxe personagens dos desenhos animados para levar as crianças até a sala cirúrgica.

A “princesa Ana e Elsa” levantaram cedo para cantar para as crianças; e encantaram pais e mamães que estavam aguardando. A Hello Kity e o Smurf também quiseram dar uma passadinha no hospital para fazer a alegria da criançada.

“Chegamos ao hospital muito ansiosos e nervosos, mas quando vimos o cuidado de toda equipe do hospital em nos receber; tudo foi pensado até o momento em que nosso filho entra na sala cirúrgica; a gente pode ficar até ele dormir, foi algo que nunca vi antes. Fiquei muito mais tranquila. Esse carinho todo, me deixou emocionada”, relata Alessandra Miguel, mãe de João Arthur de 11 anos que passou por um procedimento.

O Centro Cirúrgico do HSJosé foi totalmente preparado para receber as crianças. A equipe de médicos cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe de apoio estavam “a postos” desde as 06h da manhã quando começaram as chegar as primeiras crianças.

“Sabemos que é um trabalho intenso, mas é gratificante poder ajudar tantas crianças. Quando se trata de criança, nossa atenção precisa ser um pouco mais específica. Preparamos tudo com muito carinho, mantendo nossa qualidade de atendimento.A equipe estava prepara para atender a todos. Cerca de 20 pessoas, além da equipe de apoio do hospital, trabalharam para que este dia pudesse acontecer”, descreve Denize Moretti, enfermeira do Centro Cirúrgico do HSJosé.

Este é o terceiro ano que o HSJosé participa do Mutirão.

 

 

Notícias São José