Institucional






Há mais de 180 anos fazendo história e ajudando o próximo!




No Estado de Santa Catarina, estão presentes em Criciúma, Forquilhinha e Santo Amaro da Imperatriz. As religiosas que fazem parte da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS), há 182 anos dedicando-se a vida religiosa e ao próximo.

Fundada pela religiosa Maria Teresa de Jesus Gerhardinger, na Alemanha, em 1834, a congregação já ganha espaço em 36 países do mundo. No Brasil, elas começaram sua história em 1935. Nem mesmo com as dificuldades enfrentadas no início dos trabalhos, as religiosas se deixaram intimidar e decidiram que desde esta data, iriam ajudar o próximo, por meio da educação. A obra cresceu e aos poucos as IENS, foram expandindo o seu trabalho de educadoras.

Hoje, já atuam em oito Estados do Brasil e em Roma. Ao todo, são 31 dioceses com um total de 230 religiosas, que se dedicam à educação, saúde e pastoral. A vontade dessas mulheres de ajudar ao próximo, se estende para o resto do mundo. No campo da educação e na propagação da boa nova do evangelho, as IENS estão presentes e atuantes em 10 províncias. O governo centralizado em Roma, fazem parte de 36 países da Europa, Ásia, América Latina, América do Norte, Oceania e na África. Aproximadamente 3500 Irmãs fazem parte da Congregação no mundo. Mas na América Latina e Caribe, formam uma só província; com a presença de Irmãs no Brasil, Paraguai, Argentina, Peru, Honduras, Guatemala e Porto Rico.

A educação sempre foi o principal foco, e o ponto mais forte de atuação das Irmãs Escolares. Em Criciúma a história foi diferente, há 80 anos o Hospital São José surgiu para mudar e contribuir com a saúde da população. Única Instituição de saúde a fazer parte da Congregação, o HSJosé. Com 1.100 funcionários, o HSJosé, tem a missão de “prestar assistência hospitalar a todos, com excelência, criando condições para educação em saúde, por meio do ensino pesquisa de forma integrada com a comunidade”.

O Hospital São José é fruto e obra de muitas Irmãs que por aqui passaram e deram o melhor de sua vida gratuitamente, cuidando, consolando e trabalhando nesta obra, cujo fim é servir e ser sinal da misericórdia de Deus. “Somos gratas a Deus por esta obra que ele conduziu, por todos estes anos. Que o senhor seja sempre louvado e engrandecido pela vida e missão de cada Irmã Escolar de Nossa Senhora, no mundo inteiro”, declara Irmã Líbera Mezzari, Diretora Geral do HSJosé.

Uma nova diretoria do Conselho Provincial para América Latina e Caribe contará, a partir do dia, três de Dezembro de 2016 com cinco religiosas:
Provincial: Ir. Ana Maria Helena Rivas;
Vice-Provincial: Reyna Del Carmem, Rita de Jesus Miranda, Suzana Guadalupe Tomatti;
Conselheira: Ir. Olívia Boniatti.

A missão do Conselho Provincial é dar apoio e animar as Irmãs a cumprirem a missão de Cristo. Sua liderança é um apoio também espiritual acima de tudo.



Acesse o site das Irmãs Escolares