Exames

Biópsia

Biópsia é um procedimento onde se retira uma pequena quantidade de célula ou tecido orgânico para um estudo em laboratório. O procedimento é realizado, para determinar a natureza e o grau da lesão que precisa ser estudada.

O HSJosé realiza diversos segmentos de biópsias, entre eles:

  • Biópsia de Próstata dirigida por Ultrassom
    • Biópsia de próstata ou biópsia prostática, é um procedimento por meio do qual se retira pequenos fragmentos de tecido prostático, que será examinado sob microscópio de forma a identificar as causas ou analisar o estágio de evolução de uma doença prostática.

      A biópsia de próstata guiada pelo ultra-som é um dos mais importantes métodos de diagnóstico de câncer de próstata.
  • Biópsia Renal dirigida por Ultrassom
    • Biópsia renal é um procedimento por meio do qual se retira um pequeno fragmento de tecido renal, que será examinado sob microscópio de forma a identificar as causas ou analisar o estágio de evolução de uma doença renal.

      O objetivo é diagnosticar a causa da doença crônica do rim, bem como para estadiar (verificar o grau de evolução) tais doenças. Pode ser também utilizada para diagnosticar tumores no rim vistos em exames por métodos de imagem.
  • Biópsia de tireoide dirigida por Ultrassom
    • Biópsia de tireoide é um procedimento por meio do qual se retira um pequeno fragmento de tecido da tireoide, que será examinado sob microscópio de forma a identificar as causas ou analisar o estágio de evolução de uma doença de tireóide.

      O objetivo deste procedimento, é diagnosticar e diferenciar doença tireoidiana benigna de maligna. Auxiliar a diagnosticar a tireoidite de Hashimoto, tireoidite granulomatosa subaguda, hipertireoidismo e bócio nodular não-tóxico.
  • Biópsia hepática dirigida por Ultrassom
    • Biópsia de fígado ou biópsia hepática é um procedimento por meio do qual se retira um pequeno fragmento de tecido hepático, que será examinado sob microscópio de forma a identificar as causas ou analisar o estágio de evolução de uma doença hepática. Diagnosticar a causa da doença crônica do fígado, bem como para estadiar (verificar o grau de evolução) tais doenças. Pode ser também utilizada para diagnosticar tumores no fígado vistos em exames por métodos de imagem.
  • Biópsia de mama dirigida por Ultrassom
    • A biopsia de mama dirigida por US consiste na retirada de pequenos fragmentos de tecido mamário e é indicada quando se detecta alguma alteração na mama através da mamografia ou ultrassonografia. O posicionamento da agulha de biopsia e guiado por ultrassom. O procedimento pode ser repetido quantas vezes forem necessárias, até que se obtenha quantidade suficiente de tecido para análise.

      A biopsia de mama é feita quando outros testes indicam que a mulher possui uma área que pode ser câncer de mama e consiste na remoção de uma amostra de tecido. Os procedimentos invasivos guiados por ultrassonografia tornaram-se valiosos aliados na investigação de diversas doenças. O câncer de mama é uma delas e pode ser diagnosticado por esta técnica de biópsia.
  • Biópsia de pulmão dirigida por Tomografia
    • Biópsia de pulmão ou biópsia de tórax é um procedimento por meio do qual se retira um pequeno fragmento de uma lesão, que será examinado sob microscópio de forma a identificar as causas ou analisar o estágio de evolução de uma doença pulmonar.

      O objetivo da biópsia de pulmão dirigida por Tomografia, é o diagnóstico de doenças pulmonares e o estadiamento de tumores; vistos em exames por métodos de imagem.