Ensino

A Escola

Escola Técnica

A Escola Técnica em Enfermagem anteriormente denominada Escola Auxiliar de Enfermagem teve sua aula inaugural em 15 de abril de 1971

Localizada dentro do Hospital São José na cidade de Criciúma, incorporada a própria Instituição, a Escola Técnica em Enfermagem está situada à Rua Coronel Pedro Benedet, 630, em Criciúma, no Estado de Santa Catarina. Mantida pela Sociedade Literária e Caritativa Santo Agostinho, entidade de fins filantrópicos e de utilidade pública, com sede em Porto Alegre, na Avenida Protásio Alves, 2493, no Estado do Rio Grande do Sul.

A Escola Técnica em Enfermagem - ESSJ tem por finalidade a formação de técnicos e prepara em curso intensivo, seus alunos em todas as atividades da área da saúde e está vinculada ao Sistema Estadual de Ensino e regulamentada na categoria dos Estabelecimentos Especiais de Ensino Isolado, pelo decreto NSE – 64/1427.

O funcionamento do curso foi autorizado pelo parecer CEDP n° 164, de 24 de agosto de 2004, vinculado ao parecer autorizativo nº313/CEE/SC em 09/10/2001, decreto n° 3.311 de 01/11/2001 do DOESC n° 16.779 de 05/11/2001.

Os Cursos Técnicos são autorizados pelo CEE/SC.
Autorização: Parecer 227/79/CEE/SC; Portaria E 063/80/SEE/SC de 20/02/80.
Reconhecimento: nº201/84/CEE/SC de 14/08/84.
Portaria: nº0176/84/SEE de 26/11/84.

Filosofia

Criar uma comunidade educativa, fiel aos valores humanos e cristãos que auxilie o educando no seu desenvolvimento como pessoa humana, conduzindo-o a dar resposta aos apelos do meio social, servindo-se para isso, de uma educação baseada nos princípios educacionais cristãos, na visão integral de pessoa inserida na comunidade humana, na verdade, em sua dimensão ética, cultural, social, política e religiosa.

Missão

Desenvolver Educação para o cuidado da vida e da saúde integral da pessoa humana por meio da integração com a comunidade hospitalar, visando uma melhoria destes serviços à sociedade.

Visão

Ser uma Escola Referência no desenvolvimento das potencialidades de todos os agentes envolvidos no processo, tornando-se uma organização inovadora, formando sujeitos comprometidos, capazes de gerenciar com êxito as habilidades, o conhecimento, proporcionando saúde, com qualidade de vida.

Princípios

- Educação voltada para os problemas e mudanças socioeconômicos.
- Educação que ofereça oportunidades, aos futuros profissionais, para o desenvolvimento das competências (entendidas como conhecimentos, habilidades e atitudes colocadas em ação) pertinentes à natureza do seu trabalho.
- Educação para solidariedade, alegria, entusiasmo e transformação social.

Objetivo Geral

Oferecer condições para que o aluno desenvolva competências pessoais e profissionais necessárias e comuns a todo profissional que atua na área de Saúde de modo a favorecer o diálogo e a interação com os demais colaboradores, facilitar e agilizar os trabalhos na área, bem como ampliar sua esfera de atuação.

Objetivos Específicos

- Implantar, na Escola Técnica em Enfermagem do Hospital São José de Criciúma, o curso Técnico em Enfermagem, visando oportunizar a formação profissional que atenda à demanda regional.
- Formar profissionais com competências cognitivas, psicomotoras e afetivas para executar ações de Enfermagem fundamentadas nos conhecimentos técnico-científicos, éticos, políticos e educacionais, a fim de contribuir para a qualidade do cuidado ao paciente. Esse profissional atuará sobre supervisão direta de um Enfermeiro.
- Disponibilizar para a sociedade um profissional apto ao exercício de suas funções e consciente de suas responsabilidades.
- Contribuir para a geração de emprego e renda na área de Enfermagem.
- Contribuir para a ascensão da qualidade de vida da sociedade.

Fotos da Escola